Alerta final - Lee Child

>>  sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CHILD, Lee. Alerta final. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. 462p. (Jack Reacher, v.3). Título original: Tripwire.

“A questão toda era que a vadiagem era uma aceitação feliz e passiva da falta de alternativas. Ter alternativas estragava tudo. E Leon tinha lhe colocado uma imensa alternativa nas mãos. Estava ali, tranquila e gentil, ao lado das águas do Hudson, esperando por ele. Leon deve ter sorrido enquanto escrevia aquela decisão. Sorrido e pensado, vamos ver como você se sai desta, Reacher.” p.393

Jack Reacher está de volta, o nosso Jack Bauer da literatura... porém, mais alto, mais bonito e muito mais musculoso. Penetrantes olhos azuis, 39 anos, 113 kg. Seus livros repletos de muita ação e diálogos ácidos foram feitos para o cinema, e você pode mergulhar nas tramas através da série de Lee Child. Hoje vou falar do Alerta final.

Este é o terceiro livro da série, se você não conhece confira a resenha de Dinheiro sujo e Destino: Inferno. Até aqui a série é bem independente, então esta resenha NÃO contem spoilers dos livros anteriores.

Jack Reacher é ex-integrante da polícia do exército, tem 39 anos e muita disposição para encarar qualquer desafio. Porém Jack não quer problemas, ele não tem documentos, não tem casa e nem pouso seguro. Segue pelo mundo, sem saber muito bem o que quer da vida. O problema é que as confusões caem de bandeja em seu colo, e os bandidos parecem não saber com quem estão lidando.

Após sua última aventura Jack está entocado nas Ilhas Keyes, ao sul da Flórida, tentando ter uma vida tranquila e passar despercebido. Seu atual emprego consiste em cavar piscinas de dia e ser segurança de uma boate de strippers a noite. O trabalho árduo lhe garante um ótimo bronzeado e músculos ainda mais definidos, mas sua vida mansa não dura muito.

Um detetive particular chega a cidade procurando por um tal de Reacher, mas Jack não quer ser encontrado e deixa o detetive no escuro. O que teria sido simples, se o detetive não aparecesse assassinado algumas horas depois. Torturado e desfigurado. Pelo jeito alguém queria muito encontrá-lo, e agora Reacher quer saber o motivo.

Ele parte então para Manhattan, com a roupa do corpo e sem muitos recursos. E lá encontra uma antiga paixão platônica, Jodie Garber, filha do general Garber. Ele não sabe ainda as razões, mas ambos começam a ser perseguidos por assassinos, provavelmente os mesmos homens que mataram o detetive Costello.

A investigação os leva aos antigos companheiros de Reacher no exército, onde tudo é sigiloso. Ao mesmo tempo, ficamos conhecendo Hook Hobie – ex-combatente da Guerra do Vietnã – um homem louco, com o rosto marcado e um gancho no lugar da mão.

O perigo está a espreita e Reacher não pretende fugir dos bandidos, ele pretende achá-los e espancá-los.

~~~~

E o terceiro é até então, o melhor livro da série. Desde o primeiro livro ficamos conhecendo um Jack implacável, sem muitos sentimentos e errante. Não sabemos muito do seu passado, nem das suas raízes. Só sabemos que ele cresceu no exercito, que perdeu os pais o único irmão, e não tem mais ninguém no mundo.

Em Alerta final o personagem amadurece, somos apresentados a um lado mais humano de Reacher, um homem capaz sim de se apaixonar. Ele deixa de ser o pegador dos primeiros livros, pelo menos aparentemente, vamos saber o que acontece só quando sair o quarto volume. Imagino que o próximo não será tão independente quanto os volumes anteriores, pelo menos eu espero que o final deste seja retomado.

Mais uma vez eu suspirei pelo personagem, prendi o fôlego em cada confusão que ele se metia e torci muito por ele. Jack é pura adrenalina. É como assistir a um ótimo filme de ação, com várias cenas de pancadaria e muitas tiradas inteligentes. O enredo é bem construído, a narrativa se alterna entre alguns personagens, inclusive com o vilão da historia. E que vilão, o cara é assustador e nojento.

Desde o primeiro livro da série eu imaginava esta historia no cinema; o protagonista é muito bom, o livro é cheio de ação e o enredo é forte. E meu sonho iria se realizar... se não colocassem o Tom Cruise no papel de Jack. Ahnn?? Cadê os meus mais de 2 metros de altura? Os atuais 113 quilos? Os olhos azuis penetrantes E o corpo definido e cheio de músculos? Aff.  O filme está previsto para janeiro de 2013 no Brasil, tem direção de Christopher McQuarrie  e além do Tom Cruise Jack depois de duas pneumonias e menos 40 centímetros conta no elenco com Rosamund Pike, David Oyelowo, Richard Jenkins, Alexia Fast, Robert Duvall, Jai Courtney e Werner Herzog.

Enfim, leiam os livros! A série vale totalmente a pena, os livros são independentes e todos tem um final sem pontas soltas. Claro que aconselho que leiam na ordem, mas até este livro não faz tanta diferença – espero que com o filme lancem o quarto mais rápido. 

Série Jacy Reacher do Lee Child
  1. Dinheiro Sujo (Killing Floor)
  2. Destino: Inferno ( Die Trying)
  3. Alerta final (Tripwire)
  4. Caçada às cegas (Running Blind)
  5. Miragem em chamas (Echo Burning)
  6. Serviço secreto (Without Fail)
  7. Acerto de contas (Persuader)
  8. O inimigo (The Enemy)
  9. O último tiro (One Shot) 
  10. Por bem ou por mal (The hard Way)
  11. Bad Luck and Trouble (os demais não lançados no Brasil)
  12. Nothing to Lose
  13. Gone Tomorrow
  14. 61 ours
  15. Worth dying
  16. The affair
  17. A wanted man
  18. Sem retorno (Never go back)
  19. Personal
  20. Make Me
  21. Night School
  22. The midnight  line
  23. Past tense
  24. Blue Moon.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO