Amanhã: O outro lado do amanhecer - John Marsden

>>  quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

MARSDEN, John. Amanhã: O outro lado do amanhecer. São Paulo: Editora Fundamento, 2011. 280p. (Amanhã, v.7). Título original: Tomorrow: The other site of dawn.

“Claro que todos pensávamos na mesma coisa: na guerra. No que ela tinha feito com a gente, no que continuava fazendo e no que ainda iria fazer no futuro. Os pensamentos variavam entre extremos de luz e escuridão: desde imaginar o encontro com meus pais queridos e nossa volta para a fazenda até o momento antes da minha morte por uma bala saída de uma arma. A dor quando a bala me furasse, a dor terrível quando a bala escapasse do meu corpo. ” p.89

Deixa eu contar para vocês! Depois de longos anos e muita espera (comecei em 2011, vergonha rs), finalmente terminei a série Amanhã! E hoje conto para vocês o que achei do final com Amanhã: O outro lado do amanhecer do John Marsden!

Breve resumo (sem spoilers) para quem ainda não conhece a série: Amanhã fala sobre um grupo de amigos residentes no interior da Austrália. Eles fizeram uma viagem para acampar no Inferno – lugar isolado e de difícil acesso - e não ficaram sabendo do que acontecia na cidade. Ao voltarem para casa, encontram as casas desertas, animais mortos e todas as famílias desaparecidas. Aos poucos eles descobrem que o país foi invadido e os moradores estão presos em uma espécie de campo de concentração. Eles estão sozinhos. Eles precisam lutar contra os invasores. A guerra começou.

A partir daqui contém spoilers se você não leu os livros anteriores.

Ellie, Lee, Homer, Fi e Kevin chegaram a fase mais crítica da guerra, perderam três grandes amigos no caminho e muitos outros parentes e conhecidos. O dia D está chegando, um ataque conjunto de todas as forças contra os inimigos, e eles são parte deste plano. Eles precisam atacar e atacar forte! Eles precisam derrubar o maior número de alvos que conseguirem, precisam ajudar a desestruturar de dentro, para que as forças que vêm de fora tenham mais chance. Eles estão em sincronia com o exército neozelandês, que conta com eles.

Mas lá no fundo, eles são um bando de adolescentes. Eles já mataram, já explodiram alvos importantes, mas no caminho se tornaram o grupo mais procurado e conhecido do país. O risco é maior do que nunca, eles contam apenas com a própria coragem e com os armamentos fornecidos pelo exército da Nova Zelândia.

O plano é ousado e muito, muito perigoso. Ellie se perde do grupo, e algo da muito errado. Ela se vê sozinha, aterrorizada, em território inimigo. E sabe que os amigos também estão encrencados, isso se todos ainda estiverem vivos. Junto com o grupo está Gavin, o último das crianças resgatadas, que se recusou a partir de helicóptero para a segurança. Ele tem apenas 12 anos, e luta junto com eles.

No meio do caos, a esperança do fim da guerra, mas isso garantiria um final feliz?

~~~~~~

Como disse lá no início, eu comecei essa saga nos primeiros anos de blog, quando era parceira da Editora Fundamento, ela e Rangers eram minhas séries juvenis queridinhas. Depois continuei comprando os livros, mas como sempre tenho vários de parceria para ler, acabam ficando parados na estante, por falta de tempo. Mas eu finalmente cheguei ao último livro de Amanhã! Uma série forte, pesada, diferente de qualquer outra série YA que eu já li. Claro que depois descobri que tem um spin-off de três livros que é praticamente uma continuação direta, então foram para a lista de desejos rs. Mas isso será outra história...

Falando desse livro, o último livro de uma série grande sempre tem uma importância enorme! Finalizar uma saga, dar um final para todos os personagens, atender a expectativa do público que é fã e acompanhou toda a longa jornada dos personagens. E eu gostei muito do final! Com algumas ressalvas, mas eu achei que o final foi realista, eu não esperava um arco-íris e o autor não me decepcionou. Só não sei como isso encaixa em literatura-juvenil rs, porque a cada livro foi ficando mais trágico, mais pesado e mais violento.

Eu adoro os personagens desde sempre. São adolescentes, então alguns irritam e todos tem sua fase de mimimi. Mas eu torci tanto por eles! E a cada perda, era um desespero para saber se todos os que restaram chegariam vivos até o final. E foi desesperador. Porque Ellie narra sozinha, em uma espécie de diário, então você nunca sabe o que está acontecendo com os outros, caso eles se separem. E aqui ficamos quase metade do livro só com Ellie, quando ela se perde do grupo. Tem uma parte desesperadora, e na hora eu nem acreditei, mas depois passa tanto tempo sem falar nada diferente que eu já estava puta, e perdendo a esperanças de que ela estivesse enganada rs.

Depois do meu surto na página 170, devorei até o final. E gostei. Não foi tudo um mar de rosas e nem esperava que fosse. São adolescentes que mataram muita gente, vários deles perderam os pais no caminho, não tem como voltar a vida de antes. O final da guerra traz um cenário ainda bem desolador. Teve um epílogo e achei que fechou bem, mas ainda deixou muitos pontos em aberto. E tiveram algumas partes bem lentas, queria mais do final e menos da enrolação no meio rs.

Qual não foi minha surpresa quando descobri que existe esse spin-off de três livros, a trilogia Depois de amanhã, não sei se choro ou comemoro kkk. Claro que vou querer ler, mas sabe-se lá quando rs. Achei que realmente alguns personagens tiveram pouco destaque no fim, e muitos relacionamentos ficaram em suspenso.

Eu adorei a leitura da saga e indico para todos que curtem jovem adultos mais pesados (Jogos Vorazes é no mesmo nível de violência). Série mais que indicada, leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Série Amanhã de John Marsden
  1. Amanhã, quando a guerra começou (Título original: Tomorrow, When The War Began)
  2. O silêncio da noite (Título original: The Dead Of The Night)
  3. No Terceiro dia, a Geada (Título original: The third day, the frost)
  4. Escuridão, seja minha amiga (Título original: Darkness Be My Friend)
  5. Vingança em Chamas (Título original: Burning For Revenge)
  6. Quem tem Medo da Noite? (Título original: The Night is For Hunting)
  7. O Outro Lado do Amanhecer (Título original: The Other Side of Dawn).
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de Fevereiro

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO