Dexter está morto - Jeff Lindsay

>>  sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

 

LINDSAY, Jeff. Dexter está morto. São Paulo: Editora Planeta, 2015. 320p. (Dexter, v.8). Título original: Dexter is dead.

"Eu tinha chegado a tempo de ver aquilo, seu olho se arregalava cada vez mais, ainda focado em mim, e vislumbrei a boa e velha beleza Daquele Momento, o último minuto em que você percebe que é o último minuto. E que não haverá mais nenhum. Não pra você, nunca mais. E todas as coisas mais simples e belas que você achava que teria pra sempre, como sentir o calor do sol e respirar, começam a ir embora, se desprendendo de você, mesmo que tente se segurar nelas. Elas se desmancham, deixando-o em uma escuridão sem fim - e então você está morto e ponto final." p.247

E a série Dexter finalmente chega ao seu final com Dexter está morto! Um final polêmico, que dividiu os fãs da série, bem diferente da série de TV e muito mais pesado. Confiram o que achei!

Dexter vive o disfarce de um cara normal muito bem, esconde de todos aquilo que chama de seu Passageiro das Trevas. Ele caça os monstros que a polícia deixa escapar. Ele é um assassino de psicopatas!

A partir daqui pode conter spoilers para quem não leu os livros anteriores!

O mundo perfeito de Dexter Morgan ruiu. Sua esposa foi assassinada, ele perdeu a guarda dos filhos... Ele perdeu tudo, até a própria liberdade. Preso e acusado, incrivelmente, por crimes que não cometeu.  

Na cadeia Dexter repensa sua vida, seus erros e não vê a hora de sair daí. Suas esperanças vão embora quando até sua irmã, Deborah Morgan, lhe nega ajuda e renega a relação familiar entre eles. A única coisa que ela quer é a assinatura de Dexter, para adotar formalmente sua filha, Lily Anne, e seus dois enteados, Astor e Cody

Mas ele recebe ajuda de onde nem imaginava, seu irmão biológico Brian, contrata um famoso advogado para tirá-lo da cadeia. Enquanto Dexter luta para provar sua inocência, toda a delegacia de polícia trama contra ele. Ele consegue a ajuda de seu antigo colega de trabalho, Vince, mas o detetive encarregado do caso, fará de tudo para condená-lo. 

Em meio a uma corrida para salvar sua vida, Dexter se vê sem saída. 

~~~~~~~

Eu temia chegar ao final! Um pouco porque adoro a série e o protagonista, mas principalmente porque os fãs falam muito mal desse livro. E realmente a série perdeu um pouco nos últimos livros, principalmente seu senso de humor negro, que eu adorava,  e na evolução do Dexter como pessoa. Desde o primeiro livro ele se diz "um psicopata que não consegue sentir nada", mas ao mesmo tempo ele sempre tentou ser uma boa pessoa, para a família, no trabalho e de repente isso deixa de ter importância.

O livro anterior termina de forma bem trágica com o assassinato de Rita (foi bem diferente da série de TV, mas acabou acontecendo) e eu não esperava que ele fosse chorar de tristeza, mas esperava mais do que ele nem pensar no assunto. Ele também perde a guarda das crianças e mal toca no assunto, estranhei principalmente por Lily Anne, Dexter fica todo amoroso e preocupado depois que a bebê nasce. O mais triste foi o que o autor fez com o relacionamento de Dexter e Deb, eles sempre foram unidos, sempre se meterem em confusão para se ajudar mutualmente. E agora de repente ela fala que ele não importa, que ele nem é irmão dela de verdade. No final isso melhora um pouco, mas parecia que eu não estava lendo a mesma história, sobre os mesmos personagens.

Apesar da narrativa ser bem sem graça, algumas partes bem insossas, o enredo foi interessante. Dexter e Brian juntos, lutando para provar sua inocência enquanto fugiam de novos perigos. A trama me prendeu e eu li ansiosa pelo final. 

Eu realmente tinha uma expectativa maior com o final, eu até aceito os desdobramentos, apesar de triste achei que foi realista depois de tudo o que aconteceu, mas eu esperava mais drama, mais emoção. Foi tudo muito seco e fim.  

De qualquer forma valeu a leitura da série como um todo. Preferi o final do livro ao da série de TV, mesmo os dois sendo um pouco abertos. Dizem que a série volta para uma temporada final, mas imagino que seja bem diferente do livro. 

Para quem curte seriais killers, é sempre uma ótima pedida. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: Dexter esta morto

Série Dexter de Jeff Lindsay
  1. Dexter: A mão esquerda de Deus (Darkly Dreaming Dexter)
  2. Querido e Devotado Dexter (Derly devoted Dexter)
  3. Dexter no Escuro (Dexter in the dark)
  4. Dexter – designer de um assassino (Dexter by Design)
  5. Dexter é delicioso (Dexter is Delicious)
  6. Duplo Dexter (Double Dexter) 
  7. Dexter em cena (Dexter's final Cut)
  8. Dexter está morto (Dexter is dead)
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de fevereiro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO