The 39 Clues - O labirinto dos Ossos

>>  quarta-feira, 21 de abril de 2010

RIORDAN, Rick. O labirinto dos ossos. São Paulo: Editora Ática, 2009. 240p. (The 39 clues, v.1).

“Vocês foram escolhidos como os que têm mais chances de sucesso na maior e mais perigosa empreitada de todos os tempos, uma busca de importância vital para a família Cahill e para todo o planeta.”

Outra série de literatura infanto-juvenil chega ao blog, mas esta é uma série bem diferente. A série “The 39 clues” foi idealizada por Rick Riordan (autor de Percy Jackson e os Olimpianos) que escreveu o primeiro livro e deixou o caminho para as continuações, que serão escritas por vários autores. O interessante da série é que ela mistura aventura e mistério e cada volume retrata um país e uma personalidade ou acontecimento importante. No primeiro volume da série viajaremos para a França e conheceremos mais sobre Benjamin Franklin em O labirinto dos ossos.

Amy e Dan Cahill perderam os pais em um incêndio e desde então vivem em um pequeno apartamento, sob a tutela de uma tia avó. Amy é uma garota muito inteligente, tímida e fissurada por livros e bibliotecas, vive no mundo dos livros; seu irmão mais novo Dan é um garoto esperto e agitado, que vive colecionando tudo que acha interessante e tem um talento especial para a matemática. A única diversão dos órfãos é visitar sua avó Grace, mas agora que ela morreu, eles estão sozinhos. 

Porém, o testamento de Grace, revela uma surpresa que irá mudar a vida dos dois para sempre. Eles têm cinco minutos para escolher entre uma herança de 1 milhão de dólares ou a primeira de 39 pistas de uma caça ao tesouro. 

Em posse da primeira pista, os irmãos partem em busca do tesouro que trará muitas aventuras e grandes perigos. Em busca do tesouro estão os quatro clãs da família Cahill: Ekaterina, Janus, Lucian e Tomas; uma família marcada por grandes personalidades, traições e muitos segredos. Os órfãos enfrentarão os seis outros times participantes, dentre eles estão um pop star muito metido a besta, duas crianças muito maldosas, uma família de brutamontes com seu pitbull e uma perigosa espiã da KGB.

Neste primeiro livro iremos embarcar ao lado de Amy e Dan que se aventuram pela França, seguindo os passos de um grande parente ilustre - Ben Franklin. O livro é inteligente e divertido, em uma corrida contra o tempo eles descobrem pistas, desvendam enigmas e tentam achar a segunda pista antes das outras equipes.

O mais interessante desta coleção são os variados conhecimentos que ela transmite de forma muito divertida. O talento de Rick Riordan para ensinar história já ficou bem conhecido com Percy Jackson e a mitologia grega e aqui o jovem aprende bastante sobre geografia, história e grandes personalidades. Esta coleção é mais infantil e pode ser lida pelo público mais jovem, mas quem gosta de um bom infanto-juvenil também vai adorar.

Os personagens são cativantes, é impossível não torcer pelo sucesso de Amy e Dan, se divertir com eles e o gato Saladin que literalmente, só falta falar. Estou muito curiosa para ler a continuação “Uma nota errada”, o livro de Mozart. 



Série The 39 clues
  1. O labirinto de Ossos (The Maze of Bones) – Rick Riordan sobre Benjamin Franklin
  2. Uma nota errada (One False Note) – Gordon Korman sobre Mozart
  3. O ladrão de Espadas (The Sword Thief ) – Peter Lerangis sobre Toyotomi Hideyoshi
  4. Além do Túmulo (Beyond the Grave) – Jude Watson sobre mulheres faraós e deusas egípcias
  5. O Círculo Negro (The Black Circle) – Patrick Carman sobre o russo Rasputin
  6. Nas profundezas (In Too Deep) – Jude Watson sobre a erupção do Krakatoa
  7. O ninho das Cobras (The Viper’s Nest) – Peter Lerangis sobre Churchill e o guerreiro Zulu
  8. O código do Imperador (The Empero’s Code) – Gordon Korman sobre o Imperador Pu Yi
  9. Alerta de tempestade (Storm Warning)– Linda Sue Park sobre os piratas como Anne Bonny
  10. O último desafio (In tho Gauntlet) – Margaret Peterson Haddix sobre Shakespeare

  11. Interligado:
    O livro negro da Família Cahill

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO