Quebra de confiança - Harlan Coben

>>  terça-feira, 19 de junho de 2012

COBEN, Harlan. Quebra de confiança. Rio de Janeiro: Editora Arqueiro, 2011. 272p. (Myron Bolitar, v.1). Título original: Deal breaker.

“Havia um certo código,mesmo entre homens que provavelmente ordenavam a morte de centenas de pessoas. Alguns idiotas acreditavam que ele se baseava em algum tipo de ética. Nem de longe. Essas normas era duas coisas para os mafiosos: (1) uma forma de fazê-los parecer quase humanos e (2) um modo de se proteger e proteger sua posição. Ética, para um mafioso, era o mesmo que honestidade para um político.” p. 172

Desde que li Quando ela se foi, é o nono livro desta mesma série, eu fiquei curiosa para saber como começava a historia deste personagem pouco comum. Os livros são quase independentes, mas para mim nunca é a mesma coisa. Hoje vou contar como esta historia começou, conheçam o melhor personagem de Harlan Coben com Quebra de confiança.

Myron Bolitar foi um astro do basquete durante a faculdade, mas um problema irreversível no joelho acabou mudando sua carreira e o levou a cursar direito em Harvard, onde conheceu Win – hoje seu melhor amigo e sócio. Eles trabalharam no FBI, algo secreto relacionado ao alto escalão e depois Myron acabou tornando-se agente esportivo. E conta sempre com a ajuda de Win para sair das piores enrascadas, aquelas que envolvem ameaças e mortes.

Este é o começo da carreira de Myron como empresário, ele ainda cuida de atletas pouco conhecidos, mas seu atual cliente é sua melhor promessa de sucesso. Christian Steele é a grande promessa do futebol americano e o sonho de qualquer agente.  

Myron que conta com a ajuda de Win e Esperanza – famosa lutadora que ficou conhecida como Pocahontas  -  fará de tudo para ajudar seus atletas a conseguirem um bom contrato sem serem explorados pelos grandes times e enrolados por advogados. Mas ele também terá que usar outros de seus talentos.

Prestes a ter seu passe negociado em uma contratação milionária, Christian recebe uma revista pornô com uma foto de sua ex-noiva e, em seguida, um misterioso telefonema que parece ter sido dado por ela. O problema é que Kathy Culver está desaparecida há mais de um ano, dada como morta, e a policia nunca conseguiu desvendar o caso.

Christian pede a ajuda de Myron, um escândalo deste porte poderia prejudicar muito a carreira do jogador, e ele não é o único a fazer este pedido. Jessica Culver, ex-namorada de Myron, está de volta a cidade após o assassinado do pai. Ela suspeita que o assassinato, visto como um assalto, tem relação com o sumiço da irmã.

Myron tem contatos, muitos contatos, quase tantos quanto inimigos. Ele começa a fuçar, acaba metido com dirigentes gananciosos, criminosos, empresários mal-intencionados e criminosos violentos. Myron, 31 anos, e que ainda mora com seus pais, começa a mexer em uma complicada rede de acontecimentos. E suas tiradas sarcásticas, não ajudam em nada seus avanços.

~~~~~

Sobre seu relacionamento com os pais:

“Seu pai estava esparramado no sofá. Usava um casaco Adidas e comia um pãozinho do qual escorria patê.  Exatamente como fazia todas as manhãs, estava assistindo a um vídeo de ginástica. Entrando em forma por osmose.”p.89


“Entrou na cozinha. Sua mãe tinha quase 60 anos , mas parecia muito mais nova. Digamos... 45. E agia como se fosse muito mais nova, também. Digamos... 16.”p.89


“Por volta das três da madrugada, Myron levantava da cama para ir ao banheiro. Enquanto passava na ponta dos pés pelo quarto dos pais, seu pai despertava tranquilamente – como se alguém tivesse deixado cair um picolé no seu saco.”p.91


Sobre Win:

“Durante o segundo ano na Universdiade, Myron e Win dividiram o menor quarto do campus, com um beliche que Wind dizia que “rangia ligeiramente” e que Myron dizia que “parecia um pato sendo atropelado por uma retroescavadeira”.”p.91


Sobre seus pensamentos:

“Havia diversas coisas de que Myron gostaria mais do que de visitar Herman Ache. Ter o globo ocular removido com uma colher de sobremesa, por exemplo. P.170


Sobre seus diálogos amistosos:

“- Cliente criativo, Bolitar.

- Não tão criativo quanto seu barbeiro – respondeu Myron.

Jake conteve uma gargalhada.

- Acredito que devemos fichá-lo. Continuou Roland. – Vamos anunciar na coletiva de imprensa.

- Agora entendi – disse Myron.

- Entendeu o quê?

- O pau duro. Quando você disse “imprensa”.” p.208

O protagonista Myron Bolitar é um dos personagens mais engraçados da literatura policial, claro, para quem curte um humor negro e pouco gentil. Eu gargalhava com os pensamentos e comentários do personagem durante a investigação. Sempre quis começar esta série na ordem e conhecer melhor o personagem, o engraçado é que este é o primeiro livro e eu ainda acho que muita coisa aconteceu antes rs.

Myron e Win já começam como melhores amigos, tendo este passado não citado no FBI e na Faculdade. Jessica já foi namorada de Myron, mas não sabemos como começou e o que aconteceu para terminarem. Esperanza também já está no escritório, não sabemos como tudo começou. Fui no site do autor procurar por outro livro antes deste, mas pelo jeito é isto mesmo.

Mesmo assim foi muito bom começar a série do início, eu adoro Myron e não vejo a hora de continuar a série. Os mistérios são muito bem desenvolvidos, o livro é ágil e repleto de ação. Com Harlan Coben a narrativa descritiva e o tédio não existem. A narrativa tem ritmo de um filme de ação. Agora, uma coisa, alguém que já leu sabe explicar que capa sem noção é esta?

Eu sou fã do autor e indico para todos que gosto do estilo, indico também para quem não curte ainda ficção policial/suspense e não sabe por onde começar. Leiam! Divirtam-se com Myron Bolitar tanto quanto eu! ^^

Série Myron Bolitar de Harlan Coben
  1. Quebra de confiança (Deal breaker)
  2. Jogada mortal (Drop shot)
  3. Sem deixar rastros (Fade away)
  4. O preço da vitória (Back spin)
  5. Um passo em falso (One false move)
  6. Detalhe final (The final detail)
  7. O medo mais profundo (Darkest fear)
  8. A promessa (Promise me)
  9. Quando ela se foi (Long lost)
  10. Alta tensão (Live wire)
  11. Volta para casa (Home).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO