A promessa - Harlan Coben

>>  sexta-feira, 24 de março de 2017

COBEN, Harlan. A promessa. São Paulo: Editora Arqueiro, 2017. 352p. (Myron Bolitar, v.8). Título original: Promese me.

“-Então estamos deixando de ver alguma coisa.
- Estamos deixando de ver tudo. E a coisa toda é muito frágil até para ser considerada suposição.” p. 229

Uma promessa, uma simples promessa a duas adolescentes, tirou Myron do seu longo perigo sem se meter em encrenca. Ele ficou na dele por seis anos, sem se meter em problemas, sem atirar em alguém ou ser perseguido... apenas cuidando de sua própria vida. Mas quando uma adolescente está correndo risco de vida, Myron Bolitar larga tudo para ajudar. Conheçam o oitavo volume da série, Myron Bolitar, com A promessa do Harlan Coben.

Essa resenha contém spoilers se você não leu os livros anteriores da série, somente sobre a vida pessoal do protagonista.

Myron Bolitar acreditar estar mais sábio e mais tranquilo. Os pais haviam se mudado e ele comprou a antiga casa onde cresceu. Alterna seus dias na casa e no apartamento de Win, na cidade. Está saindo com uma linda viúva, Ali Wilder, mãe de dois filhos, e se sente bem. Deixou para trás os problemas, seis anos sem nenhuma confusão. Seu filho, Jeremy, já tem 19 anos, e agora era é um soldado em algum lugar secreto, tirando o sono do pai. Tudo muda em uma noite...

Duas adolescentes estavam conversando em seu porão, enquanto ele dava uma pequena festa. Depois de ouvir parte da conversa, preocupado, faz as garotas prometerem que ligarão para ele a qualquer hora, se estiverem metidas em alguma encrenca. E ele promete que irá ao socorro delas, sem perguntas, sem contar aos pais.

Aimee Biel, é a filha de uma de suas melhores amigas desde a infância, e é ela que liga para Myron de madrugada. Ela pede que Myron a deixe na casa de uma amiga, sem perguntas, em uma rua deserta. Apesar de perceber que algo estava errado, ele cumpre o prometido, dá a carona, sem perguntas.

No dia seguinte, a garota está desaparecida, e ele é o principal suspeito. Lutando contra o tempo, ainda tentando cumprir sua promessa, ele decide investigar o desaparecimento, e promete a Claire que trará sua garotinha para casa... Mais uma promessa.

O que era apenas uma adolescente desaparecida, ganha nuances sombrias, quando novas pistas vão sendo descobertas.

~~~~~~~

História muito interessante e com um quebra-cabeças fenomenal. Duas adolescentes desaparecidas, aspectos em comum nos dois casos. Muitos suspeitos, nenhum bom motivo. Elas já tinham 18 anos, para todos estavam apenas fugindo. Mas Myron fez uma promessa, e ele não é conhecido por deixar as coisas de lado. Não é o melhor da série, não é mesmo, mas com Harlan é sempre muita adrenalina e pouco tempo para respirar. Li em uma sentada, adorei.

Myron tentando amadurecer, deixando os problemas para trás, se acomodando. Arrumando uma nova namorada, tentando afastar os fantasmas de Jessica e de Brenda. Win sempre por perto, criticando decisões, mas o apoiando incondicionalmente. Esperanza com um bebê e se casando, Big Cindy mais maluca do que nunca. Todo mundo está de volta! Adoro essa turma, mas estranhei bastante o salto temporal de seis anos, principalmente porque o livro anterior foi muito tenso, e o final arrasador.

A história das garotas foi legal, e mudou um pouco as abordagens da série. Menos pancadaria (não que não tenha rolado rs) e mais conversas com adolescentes e seus pais super protetores. O livro mostra muito a relação dos filhos com os pais, como eles seriam capazes de tudo para garantir a felicidade do filho. A falta de limites dos pais, a ousadia dos filhos. O medo, a irresponsabilidade, a vontade de se rebelar. Todos os temas abordados foram muito interessantes.

Achei o final a parte mais sem sal. Tudo se resolve de forma rápida, sem deixar muitos danos. Algumas explicações soaram meio forçadas, apesar de inovar no quesito “culpado” deixou as coisas um pouco inacreditáveis. Não posso explicar sem spoilers, mas não engoli muito a motivação da pessoa  e suas atitudes, principalmente considerando a inteligência de tal pessoa.

Enfim, Myron Bolitar é um personagem apaixonante. Você começa a ler a série e de repente ama o personagem com todas as forças. Eu só espero que no final ele encontre a felicidade e pare de dar tanta cabeçada na vida. Eu li o nono livro fora da ordem, acho que foi o primeiro que li, agora pretendo reler antes do décimo, não lembro mais nada.

Para quem curte suspense, seria queridinha. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Myron Bolitar de Harlan Coben
  1. Quebra de confiança (Deal breaker)
  2. Jogada mortal (Drop shot)
  3. Sem deixar rastros (Fade away)
  4. O preço da vitória (Back spin)
  5. Um passo em falso (One false move)
  6. Detalhe final (The final detail)
  7. O medo mais profundo (Darkest fear)
  8. A promessa (Promise me) 
  9. Quando ela se foi (Long lost)
  10. Alta tensão (Live wire)
  11. Volta para casa (Home).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO