O preço da vitória - Harlan Coben

>>  sexta-feira, 17 de maio de 2013

COBEN, Harlan. O preço da vitória. Rio de Janeiro: Editora Arqueiro, 2012. 256p. (Myron Bolitar, v.4). Título original: Back spin.

“Quando Myron terminou de falar sobre o sequestro, as primeiras palavras de Esperanza foram de incredulidade:
- Win tem mãe?
- Sim.
Pausa.
- Lá se vai a minha teoria de que ele tinha nascido de um ovo satânico.
- Ha-ha.
- Ou de que tinha sido chocado num experimento muito malsucedido.
- Você não está ajudando em nada.” p. 22

Myron Bolitar e Windson Horne Lockwood III protagonizam a série de suspense/romance Myron Bolitar, que é pura diversão. Myron como uma criança com seu jeito meio bobalhão e Win mais parece um serial killer fantasiado de bom moço. E dessa vez Win não estará pronto para salvar Myron, pela primeira vez ele está por conta própria, no quarto volume da série em O preço da vitória de Harlan Coben.

Pode conter spoilers dos livros anteriores (somente sobre a vida amorosa de Myron), se você ainda não leu pode conferir as resenhas anteriores: Jogada mortal, Quebra de confiança e Sem deixar rastros.

Resumão da série: Para quem não conhece o famoso Myron, ele tinha tudo para ser um jogador de basquete famoso, mas uma lesão no joelho o tirou para sempre da profissão antes mesmo de começar. Então ele foi estudar direito em Harward onde conheceu seu hoje melhor amigo Win. Depois de formados os dois trabalharam como consultores para o FBI por um tempo. Quando esta série começa Myron abriu uma agência esportiva para atletas de esportes diversos, enquanto o milionário Win tem uma firma de finanças no mesmo prédio. No tempo vago ele também acaba trabalhando como detetive. Junto com ele está Esperanza, seu braço direito.

Myron Bolitar não entende nada de golfe, e não compreende porque os golfistas levam tudo tão a sério, como se pertencem a uma classe especial do esporte. Mas quando Win o convida para acompanhá-lo ao Aberto dos Estados Unidos para conquistar novos clientes, ele acaba aceitando.

Myron logo é procurado pelo pai de Linda Coldren, uma golfista famosa que está há muitos anos como primeira do  ranking. Linda é casada com Jack Coldren, que fez seu nome depois de ter perdido um título que estava na palma de sua mão, no mesmo torneio, há vinte anos atrás. Agora Jack está mais uma vez na dianteira, à frente de seus adversários. Myron fica interessado em um contrato com os dois, mas eles tem outra missão em mente.

O filho adolescente do casal, Chad, foi sequestrado e eles não querem chamar a polícia, deixando apenas Myron investigar o caso. Myron começa a procurar pistas, mas no fundo desconfia que o rapaz de 16 anos queria apenas chamar a atenção, e resolveu forjar o próprio sequestro antes da competição mais importante do pai.

O pior é que Linda é prima primeira de Win, ele se recusa a ter qualquer contato com a família e se nega a dar qualquer ajuda a Myron. Ele está sozinho, pela primeira vez está investigando por conta própria. Ou seja, confusão a vista, pois é Win que sempre aparece para salvar sua pele. Myron conta com a ajuda de Esperanza e começa a pesquisar o passado dos Coldren. A busca de Myron se torna cada vez mais perigosa, há muitos segredos em jogo e as pistas levam para caminhos diferentes.

Em sua vida pessoal Myron está com Jéssica, o grande amor da sua vida. Mas o medo de ser abandonado novamente ou a simples atração, faz com que ele caia de encantos por Linda, tornando este jogo ainda muito mais perigoso.

~~~~~~~~~~

Não sei se eu estou em uma fase muito boazinha – ando gostando da maioria dos  livros que tenho lido  - ou se este realmente se destaca na série. Em Sem deixar rastros eu achei as piadinhas de Myron um porre e aqui eu morri de rir de tudo! Ele tem um jeito de tirar sarro de todo mundo e pensa cada besteira que faz graça até nos momentos de maior perigo.

Eu gostei também da abordagem diferente, aqui ele tem que se virar sozinho; nos livros anteriores Win sempre chega para salvar o dia quando Myron sofre qualquer ameaça. Desta vez ele está por conta própria, e claro, fica muito mais enrolado.  E o melhor de tudo é que finalmente descobrimos algo pessoal sobre o misterioso Win.

Gostei do enredo, não entendo nada de golfe e o esporte nunca me chamou atenção (que eu quero enganar, nenhum me chama atenção), mas eu gosto da forma que Harlan apresenta os esportes, de forma interessante e sem ficar maçante. O caso também está muito bem amarrado, realmente faz sentido quem está por trás dos crimes, não é aquela coisa do culpado ser o último suspeito sem motivo plausível, prefiro casos assim. Quem acompanha as resenhas sabe que sou apaixonada pelo autor. É um dos meus preferidos do gênero de suspense e a série de Myron tem um quê de diversão que a diferencia.

Me chama também a atenção a forma como a investigação segue várias vertentes, você "pesca" algumas pistas e monta algumas teorias, mas de jeito algum você vai conseguir acertar tudo. O caso está interligado, as pistas levam a conclusões diferentes e todas parecem pouco plausíveis. Até que Myron chega ao final, como sempre, ligando todos os pontos e contando todos os detalhes.

Bom, para quem curte um suspense com um quê de humor e muita confusão esta série é imperdível. Os livros são quase independentes, mas aconselho que sejam lidos na ordem para entender melhor a personalidade dos personagens. Leiam!

Série Myron Bolitar de Harlan Coben

  1. Quebra de confiança (Deal breaker)
  2. Jogada mortal (Drop shot)
  3. Sem deixar rastros (Fade away)
  4. O preço da vitória (Back spin)
  5. Um passo em falso (One false move)
  6. Detalhe final (The final detail)
  7. O medo mais profundo (Darkest fear)
  8. A promessa (Promise me) 
  9. Quando ela se foi (Long lost)
  10. Alta tensão (Live wire)
  11. Volta para casa (Home).

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO