O Códex dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare

>>  sexta-feira, 6 de junho de 2014

CLARE, Cassandra; LEWIS, Joshua. O Códex dos Caçadores de Sombras. Rio de Janeiro: Galera Record, 2014. 274p. Título Original: The shadowhunter’s codex.
“Bem-vindo e parabéns. Você foi escolhido para se tornar um dos Nephilim. Em breve, se é que ainda não o fez, beberá do Cálice Mortal, ingerindo o sangue dos anjos, e se tornará um dos Caçadores de Sombras, batizados com o nome do fundador da nossa ordem. Nosso eterno ofício é a batalha contra as forças sombrias que invadem nosso mundo. Também conservamos a paz no Mundo das Sombras – as sociedades ocultas da magia e as criaturas mágicas moldadas pelos demônios que combatemos – e o mantemos escondido do mundo mundano. E esta agora também é a sua obrigação. Você o protetor, defensor, cavaleiro errante em nome dos anjos. Será treinado para combater demônios, proteger mundanos e negociar com a complexa variedade de integrantes do Submundo – lobisomens, vampiros e afins – que encontrar. Sua vida será dedicada à busca do angelical contra o demoníaco. E quando morrer, será com glória.” p.1
E assim começa o Códex, o manual que acompanha todo Caçador de Sombras em treinamento, o livro que irá lhe informar tudo sobre o misterioso mundo ambientado nas séries Os instrumentos mortais  e As peças infernais da Cassandra Clare. O livro é um material extra, que mostra todos os detalhes sobre este mundo fantástico, conheça O Códex dos Caçadores de Sombras.

A resenha não contém spoilers sobre os outros livros das séries.

Em um linda edição ilustrada, o Códex vai nos contar todos os segredos de um Caçador de sombras, em uma edição comentada por Clary, Jace e Simon. A edição conta vários fatos importantes sobre a série, então para evitar spoilers, sugiro que vocês não leiam, pelo menos, antes de Cidade de vidro.

Além dos comentários muito divertidos dos três, você vai saber tudo sobre os Caçadores de sombras; história, juramento, como escolher um nome e um ótimo Glossário. Vai aprender sobre escolha de armas e outras ferramentas, sobre treinamento de combate. A tradição dos parabatai, que não tem como não nos lembrar de Anjo mecânico.

E os demônios. Aprenda o que são, como matá-los, sobre a cidade demoníaca de Pandemônio e conheça vários demônios maiores e alguns demônios comuns. Claro que eles não deixaram de lado os integrantes do submundo: Licantropes, Vampiros, Feiticeiros e Fadas. Magnus Blane, Luke e Simon tiveram muito o que falar sobre o assunto.

Depois saberemos mais sobre a história dos anjos e os humanos comuns, conhecidos como Mundanos. Saberemos sobre os Renegados, e até sobre Fantasmas.  Em um grimório descobrimos tudo sobre feitiços, magia angelical e magia demoníaca.

Na dura vida dos Caçadores de sombras, conhecemos suas Leis, os Irmãos do silêncio (nunca pensei que fosse gostar tanto deles até terminar a trilogia Peças infernais) e as Irmãs de Ferro. Conheça também mais sobre Idris, Alicante, a Cidade do silêncio, a cidadela Adamant (o que também me lembrou algo ahhh) e os Institutos da Clave, o Conselho e a hierarquia dos caçadores. 


~~~~~~~~

Manuais são difíceis de se resenhar, é mais um menos como uma enciclopédia dos caçadores e os comentários dos três protagonistas nas páginas dão um toque divertido. Pessoalmente, não sou muito fã de livros extras, achei a edição linda, as ilustrações maravilhosas, mas a leitura em si foi lenta e até chatinha. Preguiça de teoria sobre  todo o universo, até porque a maioria das informações o leitor já sabe se leu os livros da autora.

Fonte
Fonte
Ficou lindo para integrar a coleção, mas não é o tipo de leitura que me fisga. Mas isso é muito pessoal, vi muita gente elogiando e que amou a leitura.

Eu estou ansiosa mesmo é pela chegada de Cidade do fogo celestial, roendo as unhas para conhecer o final da série. Sou fã da autora (e a linda ainda vem na Bienal deste ano em São Paulo) e amei as duas séries. O códex pode ser relacionado as duas, que se passam no mesmo ambiente, porém com alguns séculos de diferença.  Quem leu me conte o que achou! ^^

Série Os Instrumentos Mortais de Cassandra Clare
  1. Cidade dos Ossos (City of Bones)   
  2. Cidade das Cinzas (City of Ashes)
  3. Cidade de Vidro (City of Glass)
  4. Cidade dos anjos caídos (City of Fallen Angels)
  5. Cidade das almas perdidas (City of Lost Souls)
  6. Cidade do fogo celestial (City of Heaventy Fire).
Trilogia As peças infernais de Cassandra Clare
  1. Anjo mecânico (Clockwork Angel)
  2. Príncipe mecânico (Clockwork Prince)
  3. Princesa mecânica (Clockwork Princess).
Avaliação (1 a 5):

Comente e concorra ao Kit Top Comentarista de Junho preenchendo o formulário!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO