Cerimônia mortal - J. D. Robb

>>  sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ROBB, J. D. Cerimônia mortal. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. 392p. (Mortal, v.5). Título original: Cerimony in death.

“Pela primeira vez, ele dormiu antes dela. Eve ficou deitada no escuro, ouvindo-o respirar, roubando um pouco do calor do corpo dele enquanto o dela esfriava. Já que ele estava dormindo, ela acariciou seu cabelo.
- Eu amo você – murmurou ela. – Amo tanto que em sinto uma idiota por causa disso.
Dando um suspiro, deixou-se acomodar junto dele, fechou os olhos e se obrigou a esvaziar a mente.
Ao seu lado, Roarke sorria no escuro.
Ele jamais dormia antes dela.” p.214

Bom, continuo sem chances reais de colocar essa série em dia, mas pelo menos consegui ler 2 este ano rs, claro, graças ao Clube da Chocólatras. A série policial futurista mistura romance e muita ação. Eu adoro! Confira o que achei do quinto volume com Cerimônia mortal da J. D. Robb.

A série policial futurística se inicia em 2058, com o mundo muito diferente. Apesar de todas as modernidades - carros voadores, alimentação através de auto chefs - comida de verdade é um privilégio dos ricos-, habitações em outros planetas, etc -, as pessoas continuam matando por loucura, ganância, inveja ou maldade... como antigamente. A resenha não contém spoilers sobre desdobramentos dos livros anteriores, mas fala sobre a vida pessoal dos protagonistas.

Eve Dallas estava passando por um período de calmaria, casos simples e fáceis de resolver, entediantes. Mas sua vida pessoal era sempre muito “animada” ao lado do marido milionário, Roarke. Ela ainda tinha dificuldade de aceitar amar tanto e ser amada, ainda estranhava o falto dele tê-la escolhido, com tantas opções mais interessantes. E ainda estranhava todas as comodidades a que tinha acesso. Além de sua carreira na polícia, se tornou também a famosa companheira de Roarke.

Quando um bom policial morre, Eve e seu amigo Ryan Feeney ficam tristes e pesarosos, afinal, Frank morrera de ataque cardíaco, muito precocemente. Até que seu comandante, Jack Whitney, ordena que Eve faça uma investigação sigilosa sobre o assunto. Irá contar apenas com a ajuda de sua assistente, Delia Peabody, e não pode contar nada para ninguém. Se sente mal por esconder isso de Feeney, mas conta com a ajuda de Roarke para obter informações sigilosas.

Ao que tudo indica, o falecido estava tentando ajudar a neta, Alice. A moça se envolvera com uma perigosa seita satânica. De repente, a cética Eve se vê envolvida com bruxas, poderes, magia branca, seitas religiosas e magia negra. Acredita que o assassino é humano e muito inteligente. Mas nem tudo pode ser explicado através da lógica, e Eve precisa se proteger do mal, de todas as maneiras.

~~~~~

Bem diferente dos anteriores. Apesar de todos terem um serial killer ou várias mortes, aqui o cenário é mais sombrio e misterioso. Seitas satânicas, bruxas wiccas, muitas suspeitas e nenhuma pista. Eve se sente frustrada, pois não acredita em nada dessas “besteiras”, e perdida em meio a acontecimentos inexplicáveis. Roarke está mais protetor do que nunca, sempre perto para acompanhar a mulher e se negando a “agir como um civil”. O livro é cheio de piadinhas entre eles, é muito divertido. A interação dos dois é sempre perfeita, apesar de esse exagerar um pouco no número de cenas sexuais, me deram preguiça rs.

A parte romântica, a interação deles com os personagens coadjuvantes: Peabody, Feeney, Mavis, Nadine e Summerset é sempre perfeita, adoro acompanhar a vida de todos. Gostei muito de Jamie também, um garoto super inteligente, 16 anos, neto do Frank e irmão da Alice; espero que ele apareça em algum livro no futuro.

Já a parte policial, não foi tão bem elaborada. Tudo começou muito bem - apesar de previsível-, mas no final embolaram tudo. A Nora Roberts tem um problema sério com finais! Você vai lendo, lendo e vê que o livro está acabando... e já penso: "Não tem como ela fazer um final decente, falta muita coisa e restam poucas páginas". E é batata! Termina corrido demais. Eve e Roarke voltam na sequencia, mas os outros personagens ficam meio abandonados. Principalmente o casal wicca que teve muita importância na história.

Achei a descoberta do assassino muito forçada, foi o que perdeu mais pontos comigo. Imagina, você mata impunemente um monte de gente, aí você arranja um testa de ferro para ficar livre e dá certo. Mas aí não, você vai lá e joga tudo para o alto ameaçando alguém e dizendo o de sempre: “Matei mesmo, agora você também vai morrer, rarara!”. Aí gente, putz, isso é muito “Supercine” para o meu gosto.

Então, eu adoro a série! :-P. Reclamei desse, acho que foi o que menos gostei até agora, mas no geral amo os personagens e o enredo.  Quem leu me conte o que achou, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Mortal
  1. Nudez Mortal (Naked in Death)
  2. Glória Mortal (Glory in Death)
  3. Eternidade Mortal (Immortal in Death)
  4. Êxtase Mortal (Rapture in Death)
  5. Cerimônia Mortal (Ceremony in Death)
  6. Vingança Mortal (Vengeance in Death)
  7. Natal Mortal (Holiday in Death)
  8. Conspiração Mortal (Conspiracy in Death)
  9. Lealdade Mortal (Loyalty in Death)
  10. Testemunha Mortal (Witness in Death)
  11. Julgamento Mortal (Judgment in Death)
  12. Traição Mortal (Betrayal in Death)
  13. Sedução Mortal (Seduction in Death)
  14. Reencontro Mortal (Reunion in Death)
  15. Pureza Mortal (Purity in Death)
  16. Retrato Mortal (Portrait in Death)
  17. Imitação Mortal (Imitation in Death)
  18. Dilema mortal (Divided in Death)
  19. Visão mortal (Visions in Death)
  20. Sobrevivência mortal (Survivor in Death). 
  21. Origem mortal (Origin in Death)
  22. Recordação mortal (Memory in Death)
  23. Nascimento Mortal (Born in Death)
  24. Inocência mortal (Innocent in Death)
  25. Criação mortal (Creation in Death)
  26. Estranheza mortal (Strangers in Death)
  27. Salvação mortal (Salvation in Death)
  28. Promessa mortal (Promises in Death)
  29. Kindred in Death  (Os demais ainda não lançados no Brasil)
  30. Fantasy in Death
  31. Indulgence in Death
  32. Treachery in Death
  33. New York to Dallas
  34. Celebrity in Death
  35. Delusion in Death
  36. Calculated in Death
  37. Thankless in Death
  38. Concealed in Death
  39. Festive in Death
  40. Obsession in Death
  41. Devoted in death
  42. Brotherhood in death
  43. Apprentice in death
  44. Echoes in death 
  45. Secrets in death 
  46. Dark in death 
Avaliação (1 a 5): 3,5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO