O Círculo das Sete Pedras - Diana Gabaldon

>>  segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

GABALDON, Diana. O Círculo das Sete Pedras. São Paulo: Editora Arqueiro, 2021. 544p. (Outlander, v.0.5, 7.5 e 8.5). Título original: Seven Stones to Stand or Fall.

"- Isso pode esperar - disse Ian, e deu de ombros. - Se você vai para o inferno, talvez seja melhor eu ir também. Deus sabe que você nunca vai conseguir se virar sozinho. 
Jamie sorriu, um sorrisinho de nada, mas era um sorriso." p.348

A série Outlander é dessas poucas que são incomparáveis. Você pode procurar, achar alguns livros com estilo parecido... mas nada, chega nem perto, de se comparar ao brilhantismo da diva, Diana Gabaldon. Ela tem um enredo fantástico, é uma excelente pesquisadora histórica e criou um dos melhores casais românticos da literatura. Eu amo, panfleto mesmo, e hoje conto o que achei do novo livro do universo da série, O círculo das Sete Pedras

O livro contém 7 contos ou novelas, dependendo do tamanho das histórias, que se passam em momentos diferentes da história. Eles acontecem entre os livros principais e contam mais sobre alguns personagens secundários importantíssimos. Temos até um conto que é uma espécie de prequel e acontece antes da série começar, contando um pouco sobre Jamie adolescente.  

Eu vou contar para vocês um pouco sobre cada um deles (não contém spoilers sobre os livros principais): 

1) O costume militar 
Conto narrado por Lorde John, se passa em 1759, depois de O resgate no mar. Gostei da história, que narra uma aventura maluca de Lorde John que começa em Londres e termina no Canadá. Não acrescenta nada à história principal, não aparecem outros personagens importantes. Mas curti o conto, leve e divertido. Lorde John é um dos personagens secundários mais importantes e um dos meus favoritos. Ele aparece em quase todos os livros, no decorrer deles vai criando uma grande amizade com Jamie e posteriormente com Claire. Detalhe, Lorde John é gay, e tem uma paixão pouco secreta por Jamie, que tem consequências diversas ao longo dos livros. 

2) O espaço intermediário
Considerado o 7.5 da série.
Adorei esta novela! Acontece depois do último livro lançado (Escrito com o sangue do meu coração) e se passa em Paris. Conta sobre Michael Murray, irmão mais velho do Ian, que está viúvo e volta para casa. E sobre Joan (irmã mais nova de Marsali) que tem um dom misterioso, escuta vozes que preveem algo que está para acontecer. Mas ela não sabe ainda nem o que é, nem como controlar ou como ajudar pessoas. E ela resolve ser freira! Mas já estou torcendo por ela e Michael como casal. Neste conto temos também o Conde de Saint-Germain, um viajante no tempo como Claire. Mas não lembrava dele e não entendi muito bem seu propósito nem sei quem era o tal de Sapo... outro viajante. Pode ser minha memória ruim kkk, mas não lembro do personagem nas histórias principais. 

3) Uma praga de zumbis
Mais uma novela com o Lorde John! A história mais divertida até agora, se passa depois de O resgate no mar, em 1761, na Jamaica. Lorde John está em Londres "de bobeira", mas acaba se envolvendo em um duelo "sem querer" e matando um aristocrata. Para abafar o escândalo, seguindo os conselhos do irmão mais velho, Hal, ele aceita uma missão na Jamaica. Só não esperava encontrar um governador inútil, muita corrupção e zumbis! E não se enganem, não são zumbis inventados e tal, não estamos falando de literatura fantástica. A autora encontra uma base histórica para tal, e os zumbis eram "criados" com algumas ervas e um ritual sinistro. Gostei muito de Rodrigo, um escravizado por quem Lorde John tem uma queda e adorei conhecer melhor Tom, seu escudeiro e companheiro fiel. 

4) Uma folha ao vento de todos os santos
Considerado o 8.5 da série.
O conto fala sobre os pais de Roger, principalmente seu pai que era piloto e desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial. Em Ecos do futuro e Escrito com o sangue do meu coração, Roger descobre sobre o passado, e que o pai era um viajante do tempo. Aqui conta o que aconteceu realmente com os pais dele, Jerry MacKenzie e sua esposa Marjorie. Esse é o mais triste de todos, a gente já sabe que vai ser trágico (Roger foi criado por um tio, o vigário, porque perdeu os pais muito cedo), mas o que realmente aconteceu só descobrimos aqui. Mesmo sabendo como terminaria, fiquei arrasada. 

5) Virgens
Esse é uma espécie de prequel de Outlander. Se passa antes de A viajante do tempo. Jamie com apenas 19 anos, encontra com Ian ( o "Ian pai") na França e trabalham como mercenários. Os dois, virgens, se envolvem em muitas confusões onde tudo dá errado. Jamie está arrasado, morri de pena dele. O conto começa quando ele foge da Escócia depois de ser chicoteado pelo Capitão Randall (o antepassado do marido da Claire) e no meio de tudo isso, ele presencia a morte do pai. Por outro lado, o conto é tão fofo! Porque Jamie é virgem, inocente, e fica encantado com todo rabo de saia que aparece kk. Me lembrou da inexperiência e inocência de Jamie no primeiro livro.

6) Um verde fugidio
História de como Hal (o duque, irmão mais velho de Lorde John) conhece a esposa Minnie. Ele é um jovem viúvo, que renega o título de duque por causa da forma como o pai morreu em desgraça. E além de tudo, tem todo um escândalo envolvendo a morte de sua esposa grávida, que tinha um amante. Arrasado e amargurado, ele tenta seguir em frente. E Minnie, uma parisiense inteligente e muito esperta, que trabalha com o pai em uma espécie de sebo de livros raros. Mas na verdade ela vende segredos, faz pequenos serviços de espionagem, e é especialista em resolver problemas. Quando eles se conhecem, só Minnie parece poder salvá-lo da ruína moral e social. Amei! O Hal do presente, todo certinho e sério, que contraste com as confusões do passado. Adorei Minnie, que personagem! Jamie aparece, mas muito rapidamente. Uma das melhores histórias do livro!

7) Sitiados
Outro conto com o Lorde John, se passa em Havana. Prestes a deixar a Jamaica, onde atuou como governador, ele descobre que a mãe está em Havana, prestes a ser invadida, e corre para lá. Ao seu lado, personagens do conto anterior, Rodrigo e a esposa. Este é continuação do conto "Uma praga de zumbis", acontece pouco depois. Gostei de conhecer mais sobre Rodrigo e outros personagens. Achei interessane, gostei de conhecer melhor a mãe dele, mas não foi dos meus favoritos.  


O mais incrível é como a autora consegue fisgar o leitor em poucas linhas, sendo um conto ou um livro enorme, sempre me empolgo. Só a introdução desse livro, escrito pela autora explicando sobre todas as histórias, já vale o livro todo! Eu sou fã assumida da série, amo os livros, amo a série de TV... tenho uma queda pelo Jamie enorme e ele será sempre meu Top Piriguetagem Literária kkk. 

E eu normalmente não curto contos, mas devorei o livro e amei várias das histórias. Talvez também por todos terem um bom tamanho, os maiores são quase um livro né? hahaha. 

Eu indico os contos, mas para ser lido juntos com a série, de preferência após o livro 8, ou então ir lendo entre os livros, na ordem que a autora cita no início. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Outlander de Diana Gabaldon
  1. A viajante do tempo (Título original: Outlander)
  2. A Libélula no Âmbar (Título original: Dragonfly in Amber)
  3. O Resgate no Mar 1ª Parte e O Resgate no Mar 2ª Parte (Título original: Voyager)
  4. Os Tambores de Outono 1ª Parte e Os Tambores de Outono 2ª Parte (Título original: Drums of Autumn)
  5. A Cruz de Fogo 1ª Parte e A Cruz de Fogo 2ª Parte (Título original: The Fiery Cross)
  6. Um sopro de Neve e Cinzas 1ª Parte e Um sopro de Neve e Cinzas 2ª Parte (Título original: A Breath of Snow and Ashes)
  7. Ecos do Futuro 1ª Parte e Ecos do Futuro  2ª parte (An Echo in the Bone)
  8. Escrito com o sangue do meu coração (Written im my own heart's blood)
  9. Diga às abelhas que não estou mais aqui (Go tell the bees that I am gone)
  10. Ainda não lançado, dizem que será o último...
Contos:
0.5, 7.7 e 8.5 - O círculo das sete pedras (Seven Stones to Stand or Fall)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO