TOP 10: Os dez melhores livros de 2010

>>  quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

 

-->Hoje vou falar dos melhores livros que passaram aqui pelo blog no ano de 2010, nem todos foram lançados este ano, mas todos foram lidos por mim em 2010 e resenhados aqui no Viagem Literária.

E olha que o ano rendeu ótimas leituras, foram 137 livros lidos e 122 resenhas (os outros as resenhas estão prontas, mas ainda aguardando postagem) até a data de hoje. Teve livros que amei, alguns que já terminei com vontade de reler, outros que não gostei muito, alguns divertidos, outros emocionantes.

E o que tem de melhor nesta lista você confere abaixo. Claro que esta é minha opinião como leitora voraz e amante declarada dos livros. E quem quiser fazer a sua listinha e postar no blog, podem usar o banner se quiserem e depois deixem o link aqui que eu vou conferir os favoritos de vocês no ano.

E agora vamos conhecer os 10 melhores livros do ano em contagem regressiva!

10 Cidade dos Ossos de Cassandra Clare

Vocês sabem que eu leio muito sobrenatural e é um dos meus estilos favoritos, seja de vampiro, fantasma, zumbi, anjo e o que mais eles consigam inventar. Então um deles tinha que está presente aqui na lista e o que eu mais gostei foi Cidade dos Ossos. Cassandra Clare mistura romance, magia e ação da primeira a última página. Não vou dizer que o livro é perfeito, mas o triângulo amoroso, a luta entre o bem e o mal e muitos seres sobrenaturais garantem o sucesso. 
Outros do estilo que eu gostei muito este ano: Sussurro, Prazeres Malditos e O cadáver que ri da série Anita Blake e Amante Eterno da Irmandade da Adaga Negra.

9 Cheio de Charme de Marian Keyes

Eu adoro chick-lits e sempre me divirto muito com eles além de me identificar em algumas situações ou com determinado personagem. Os livros normalmente têm uma fórmula bem conhecida com muito romance e bom humor, mas alguns deles se superam e surpreendem. Para mim o melhor deles este ano foi Cheio de Charme da Marian Keyes que têm muitos dos ingredientes acima, combinados com um clima misterioso e muita emoção além de abordar alguns assuntos bem pesados. É para rir, chorar e se surpreender até a última página.
Outros do estilo que eu gostei muito este ano: Menina de Vinte da Sophie Kinsella, A rainha da fofoca da Meg Cabot e Um amor de detetive da Sarah Mason.

8 Cotoco de John Van de Ruit

Quando comecei a olhar no skoob quais livros estariam nesta lista eu não pensei que este seria escolhido, mas ele não teve como ficar de fora. Talvez pelo fato de ser muito diferente dos outros, por ser o livro mais divertido do ano e por ser um juvenil leve, mas que ao mesmo tempo tem uma linguagem bem adulta. John Milton também conhecido como Cotoco é um menino de 13 anos que conta em forma de diário sua vida na África do Sul na década de 90. O livro foi transformado em filme que deve estrear no começo de 2011 por aqui.
Outros do estilo que eu gostei muito este ano: Flavia de Luce e o Mistério da Torta.

7 A Pirâmide Vermelha de Rick Riordan

Eu não poderia deixar Rick Riordan de fora desta lista já que ele foi um dos autores que mais se destacou em 2010 e dos livros dele este foi o escolhido. A nova série As crônicas dos Kane é fantástica e deixa o leitor grudado até a última página. É impossível não se divertir com Sadie, não torcer por Carter e não se entusiasmar com a riqueza da cultura e história do Egito e seus deuses. Uma menção especial ao dinamismo do autor que já vai para sua terceira série só este ano e todas são muito boas.
Outros do estilo que eu gostei muito este ano: toda a série Percy Jackson e os Olimpianos também do Riordan e The 39 Clues que Riordan organizou e escreveu o primeiro livro.

6 A Mulher do Viajante no Tempo de Audrey Niffenegger

Este eu li bem no início do ano mas entrou para minha lista de favoritos de todos os tempos, um romance lindo e emocionante, com uma narrativa diferente e com um pouco de fantasia que me emocionou muito.  Eu não sou uma leitora assídua de romances e não estava preparada para o texto comovente e intenso da autora. Um amor sem limites, sem preconceitos é o que espera o leitor na história linda de Clare e Henry. Preparem os lencinhos e chorem a vontade.


5 Coração Ferido de Chelsea Cain

Hoje eu terminei de ler o terceiro livro da autora – Coração Maligno – e a cada livro me surpreendo mais com a história, mas o primeiro para mim foi o melhor. A serial killer Gretchen Lowell e o detetive Archie Sheridan formam uma dupla inexplicavelmente atraente ou grotescamente sedutora. Impossível piscar durante a leitura, a história é envolvente, diferente e com muito suspense. Mas já aviso que as cenas são pesadas, grotescas e não poupam o estômago, então não é um livro para qualquer leitor.
Outros do estilo que eu gostei muito este ano: não é exatamente o mesmo estilo, mas outro que li e amei foi Nudez Mortal, o primeiro livro da série Mortal.

4 O Nome do Vento de Patrick Rothfuss

Este sem dúvida foi o melhor épico do ano, um daqueles livros que da até pena de terminar rápido e que é melhor saborear devagar até a última linha. O livro conta a história de Kvothe, um personagem lendário e misterioso que supostamente ficou conhecido por várias proezas durante sua vida. Durante o livro vamos conhecendo a vida do protagonista desde a sua infância e sua iniciação em magia em uma aventura emocionante.
Outros do estilo que eu gostei muito este ano: A batalha do apocalipse.


3 A passagem de Justin Cronin

Arrepiante e inovador a trama rebuscada de A passagem mantém o leitor grudado em cada uma das 816 páginas do livro. Com aventura, suspense e terror o autor mistura fantasia e realidade e cria um mundo pós Armageddon. Um vírus desenvolvido em uma laboratório nos EUA saí do controle e os infectados passam a se comportam como uma espécie de vampiro, destruindo rapidamente boa parte do mundo como nos conhecemos e surgem os heróis que tentam sobreviver no meio do caos.

2 Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Este foi um dos livros mais comentados na blogosfera e um dos mais elogiados no ano. A trama considerada juvenil, mas com passagens bem pesadas é diferente, apaixonante e uma receita infalível para ficar acordado até de madrugada. Em um mundo futurista, o mundo foi dividido em 12 distritos dominado pela capital; para não se esquecerem deste domínio a capital obriga os distritos a escolherem anualmente duas crianças entre 12 e 18 anos para disputar um jogo mortal. Conheça Katniss Everden e se apaixone pela protagonista desta arrepiante história.
Outros do estilo que eu gostei muito este ano: Gone, Feios. 


Trilogia Dragões de Éter de Raphael Draccon

Eu sei que quem me conhece já está cansado de me ouvir falar sobre estes livros, mas vou dizer mais uma vez “Eu amei a trilogia Dragões de Éter e foram os melhores livros que li em 2010”. O brasileiro Raphael Draccon criou uma das melhores séries de literatura fantástica que eu já li e pode ser comparado a qualquer livro de literatura estrangeira do estilo sem receio. Primeiro ele teve a idéia de usar histórias conhecidas por todos nós desde a infância como pano de fundo – como Chapeuzinho Vermelho, Robin Hood, João e Maria, etc – depois ele criou um reino, protagonistas inesquecíveis, batalhas épicas com muitas bruxas, piratas e príncipes e ainda algumas lições de vida. Como resultado uma narrativa emocionante: uma história para rir, chorar, sofrer e principalmente sonhar.  E claro para terminar, se você só for ler um livro ano que vem leia Dragões de Éter ^^

E ai o que acharam da lista? Espero que vocês tenham gostado e que leiam, leiam muito e leiam sempre. E agora vou começar tudo de novo que 2011 já está chegando e tem muito livro bom me esperando!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO