Viaje comigo #114

>>  sábado, 10 de agosto de 2013

Illustrations by John Holcroft
Quando eu começo uma coluna escrevendo o que me passa pela cabeça, só Deus sabe o que vai acontecer. E como seu sou adepta de se falar o que pensa e adoro um humor negro... Não sou confiável para censurar minhas próprias palavras. Ando com preguiça. Hoje com preguiça de chegar em casa as 21h depois de trabalhar o dia todo e ir para a aula de inglês, e ter que escrever o Viaje comigo antes de dormir porque vou viajar no final de semana.

Fico com preguiça do tanto de blog literário que tem por aí, lança mais blog do que livro ultimamente. Salva-se 1 a cada 10 com sorte. Fico com preguiça dos blogs ruins para falar a verdade. Tem muito blog desconhecido melhor do que blog famosinho. Tem muito blog razoavelmente grande de semianalfabeto. #azarfalomesmo

Recebi esta semana um e-mail no Fale conosco do blog – provavelmente de onde se originou toda a minha verborragia – que dizia, mais ou menos, o seguinte:

“Oi Nanda, blz?
To pensando em criar um blog, e queria saber como faço para ganhar tantos livros como você. Precisa escrever muito antes de pedir?
Queria também ser parceira do seu blog.”

O que eu fiz?! Deletei! Não sou obrigada...
Blogueiro tem licença literária e liberdade de expressão para falar quase tudo que quiser, usando a linguagem como melhor lhe aprouver. Pode até falar mal, desde que explicite muito bem a primeira pessoa do singular. Eu posso achar qualquer coisa, inclusive, que quem não sabe escrever não deveria ter blog literário. Vá fazer outra coisa, vá ler para aprender... pelo menos, a não trocar s por ç! Concordância verbal  e pontuação então é piada, estou falando de erros toscos.

O que me espanta mais nem é o povo não se tocar que não sabe escrever, me espanta que não saibam nem passar o corretor do Word. Não, não estou falando de nenhum site específico, devo estar de TPM... Na verdade desanima o trabalho todo que dá para fazer um blog sério, e ver tanta coisa mal feita por ai. E me espanta as Editoras fazerem parceria com alguns blogs do tipo você-sabe-quem.

Ainda me assusto com as pessoas que copiam resenha, mais ainda com aquelas que acham que vão copiar o cerne da sua resenha – na maior cara de pau – e mudar algumas palavras. E prontinho! Resenha nova! No melhor estilo cola de quinta série.

E ainda fico triste com quem não lê nada do que você escreveu no texto todo - uma resenha bem escrita leva tempo sabe-, e comenta algo do tipo:
- “resenha muito bem feita, consistente com o conteúdo abordado”
- “adorei o livro, quero ler!”
- “vai para a minha lista, visita o meu blog: www.”
Mesmo se você tiver dado nota 2 e falado que não indica nem para o seu pior inimigo.

Eu poderia estar terminando de ler O teorema Katherine, embora eu não esteja gostando tanto assim... Eu poderia estar começando a temporada nova de Dexter ou tentando colocar True Blood em dia! Poderia até – olhem só! – dormir!! Mas não, sou brasileira e não desisto nunca! Aqui estou eu... QUASE INFARTEI AGORA! O note desligou porque a bateria estava no fim e não me avisou e quase tive um treco porque não tinha salvo... ufa! Bendita cópia automática, até esqueci o que eu ia falar...

Blog é amor! É paixão pelo que você fala, por querer que as pessoas entendam por que você gosta tanto de alguma coisa e quem sabe, fazer com que elas gostem também. Blog literário é poder falar o tempo todo do que você mais gosta no mundo, sem que as outras pessoas mandem você mudar de assunto; já que acreditamos que ninguém mais tem paciência de falar tanto sobre livros quanto a gente... e na maioria das vezes eles não têm mesmo.

Agora vou poupar vocês do meu falatório, preciso acelerar o post para escolher entre arrumar a mala e tirar as fotos com os livros... E agora Viaje comigo na semana do blog! J

>>> A SEMANA NO VIAGEM LITERÁRIA <<< 

Se você perdeu algum post esta semana, confira aqui o que rolou:
  1. Viaje com as séries  #69 – The Newsroom na coluna da Kellen.
  2. Resenha de Para sempre sua #3 da Sylvia Day.
  3. Resenha de Jardim de inverno da Kristin Hannah.
  4. Viajantes sortudos #32: E o prêmio vai para... na coluna do Yago.
  5. Resenha de Emmi & Leo: A sétima onda #2 do Daniel Glattauer.
>>> PROMOÇÕES <<< 

E agora vamos falar das promoções que continuam em curso e das novidades:
  1. Promoção 2 exemplares de Livro de Leah TERMINA HOJE 10/08/2013.
  2. Promoção Sentença de morte TERMINA HOJE 10/08/2013.
  3. Promoção A marca de Atena vai até 17/08/2013.
  4. Promoção Kit Top comentarista de agosto vai até 31/08/2013.
Amanhã, dependendo da hora que eu chegar rs, tem resultado das duas promoções e promoção nova de Jardim de inverno.

>>> CHEGOU PARA ANÁLISE <<<


Primeiro uma comprinha!:)

Nem tentei resistir – apesar de ter dito que só compraria livros na Bienal – e comprei O último sacrifício #6 da Richelle Mead (SKOOB). Minha série YA de vampiros favorita, eu amo VA e já estou ansiosa, e triste, de saber que é o final. Já sinto saudade do Dimitri... aiai


Chegaram para análise das Editoras parceiras. ^^

Da Editora Bertrand chegou Assassinatos demais #2 da Collen McCullough (SKOOB). Não gostei tanto assim do primeiro livro da série, gostei, mas não adorei Liga, desliga. Resolvi continuar a série policial, vamos ver se vai melhorar.

Da Editora Galera Record chegou Cair das trevas #2 da Cate Tiernan (SKOOB). A continuação de Amada imortal. Amo as capas desta série, foi o que me fez ler o primeiro para falar a verdade rs. Curiosa para ver como continua a historia, gostei do primeiro livro.

Da Editora Rocco chegou Círculo de fogo #3 da Michelle Zink (SKOOB). Eu adorei o primeiro, gostei menos do segundo e estou torcendo para este ser melhor. É um sobrenatural diferente, quem não conhece confira a resenha de A profecia das irmãs.

Da Editora Fundamento chegou A 5ª onda (SKOOB). Muito falado e muito bem avaliado lá fora, é o que estou mais curiosa para ler, mas também estou com a expectativa bem alta, vamos ver. Primeiro de uma série, parece ser uma distopia, mas não procurei saber muito sobre o enredo. 

>>> ANDEI LENDO <<<

E vocês, leram/estão lendo o que esta semana?

No domingo comecei Brisingr do Christopher Paolini, terceiro volume da série Ciclo da Herança. Eu amei Eragon, tanto da primeira vez que li, quanto agora quando reli para o blog. Achei Eldest meio lento, mas depois deslancha e fica muito bom. Já Brisingr é o primeiro que parece que faltou enredo, o livro é detalhado em excesso, pouca coisa importante acontece. Acredito que a culpa seja da velha mania de se esticar a historia, o que seria uma trilogia ganhou mais um volume, e deu no que deu. Não é horrível, mas é o mais fraco dos três para mim. Agora é ler A herança e ver se o final vale a pena, tomara que sim, amo os personagens. Alguém já leu A herança? O que achou?

Na quarta, devorei O projeto Rosie do Graeme Simsion. Este todo mundo tem falado bem e não me decepcionei, a leitura é deliciosamente divertida e inteligente. Eu adorei o protagonista masculino, as confusões, as piadas inteligentes. Só achei que o final foi muito corrido e tal, preferia um final mais realista. Mas foi uma leitura deliciosa.

Depois li O teorema Katherine do John Green.  Até hoje não li o famoso A culpa é das estrelas, mas eu adorei Will & Will e precisava ler os outros livros do autor. Ainda quero ler todos, John Green escreve um YA mais inteligente, mais interessante. E este tem estas características, mas não me encantou como o outro. Algumas partes são arrastadas, achei alguns diálogos onde os personagens são do interior horríveis de se ler, com todos os “ce ta bom” que irrita o leitor. Não sei se no original isto também incomoda, mas na tradução não ficou legal. Mas mesmo não tendo amado, a historia é bem interessante e valeu a pena a leitura.

Balanço da semana
100 livros lidos em 2013

274 livros na fila de não lidos. #vixechegouno270

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO