Viaje comigo #164 - 5 anos de Viagem Literária!

>>  sábado, 30 de agosto de 2014


Eu amo ler desde que me entendo por gente, minha memória é péssima, não sou daquelas pessoas que se lembram do primeiro tombo de bicicleta, tem gente que me conta que se lembra de engatinhar... devem estar querendo tirar onda com nós pobre mortais sem memória. Mas enfim, eu me lembro que gosto de ler, desde sempre. Da série Vaga-Lume, Pedro Bandeira e Monteiro Lobato para o mundo. Lembram de Heidi e Pollyanna?! Já jurei de pé junto que iria ler todos os livros da Agatha Christie, já declarei meu amor eterno pelo Sidney Sheldon e reli Se houver amanhã até quase rasgar. Li os clássicos da escola, gostei de muitos, nem de longe de todos. Na faculdade fiquei Cult haha, falava com boca cheia do Dostoiévski, Humberto Eco, Gabriel Garcia Marquez e da Isabel Allende para quem tivesse saco de me ouvir. Virei poeta com Vinícius e Drumond. Aí veio Harry Potter, eu só lia isso, só falava disso, a universitária e os meninos de 11 anos que eu encontrava por aí. Depois disso, devorei André Vianco, Tolkien, Marion Zimmer Bradley ou qualquer fantasia que visse pela frente. Formei, consegui parar de reler meus poucos livros e comprar novos (vida de estudante é foda gente rs), veio Carlos Ruiz Zafón, Markus Zusak, Dan Brown, Nora Roberts e por fim, Marian Keys. E veio Crepúsculo, a literatura de ficção juvenil explodiu em 2008. Depois veio o Viagem Literária e minha vida nunca mais foi a mesma hehe.


Sempre peguei no pé da minha irmã com os livros, Vozinha tinha muitos livros, minha mãe gostava de ler os seus romancinhos, Mila nada. Mas ela amava informática, Internet e computador. Acho que eu estava reclamando que não fazia nada da vida além de trabalhar e ela comentou do nada “você lê tanto, devia fazer um blog e falar sobre os livros que você lê”. Aposto que falou algo do tipo “bom que eu só leio o resumo” hehe. Hoje ela ajuda na parte de arte gráfica e cria algumas peças para o blog. Sei que já contei e recontei essa história, mas é isso que me vem à cabeça quando penso em “COMO ASSIM JÁ SE PASSARAM 5 ANOS?” Afinal, foi em agosto de 2009.

Em 2010 descobri o que era ser blogueira, descobri que não era fácil, conheci muita gente, conheci blogs que estavam há anos luz do meu. Olhei para alguns deles (La sorciere, Menina da Bahia, Romances in Pink) e pensei: “É lá que eu quero chegar!” No começo era brincadeira, mas eu não queria ter um blog, eu queria ser o blog, ou pelo menos, um deles! :P E investi nele, li mais, comprei mais, fiz amizade com outros blogueiros, eu não sabia de nada sobre isso na época. Aos poucos apareceram algumas editoras, na época não rolava quase uma edição de Jogos Vorazes para isso, elas enviavam e-mail e ofereciam parceria. Em fevereiro de 2010 o novo layout estava no ar. Lembro de quando consegui a parceria com Editora Record como se fosse hoje, abri o e-mail, comecei a gritar e eu e a Vozinha pulamos pela sala comemorando igual criança. No final do ano, o meu primeiro colunista estreou por aqui, o Ítalo Corrêa. Uma pena ele não estar ainda com a gente, foi a primeira pessoa a escrever qualquer coisa por aqui, eu era totalmente bitolada em abrir o espaço para outra pessoa escrever. Lembram-se das Gincanas? Eu e o Ítalo ficávamos doidos para organizar tudo. O Rodrigo Gomes e o Lucas Queiroz quase ficavam loucos com tanto pedido de banner e arte para colocar no site, sou uma negação tecnológica kkk. E o segundo ano voou...

No mesmo ano ainda teve a minha primeira bienal, eu e Luciara indo na cara e na coragem para São Paulo. Foram poucos dias, foi uma loucura total. Na volta, eu tomei um tombo enorme na escada do hotel, matando as meninas de risada, de tanto livro que tinha na mala. Conheci a Hérida, uma das minhas melhores amigas nesse meio, e a Alê, linda, poderosa e uma alegria só. Conheci gente, meus primeiros autores internacionais, fiz novos amigos, fiquei feliz igual pinto no lixo.

No início de 2011, a Juliana Coelho, minha prima e jornalista, começou a escrever crônicas aqui no blog, outra que acabou parando de escrever, mas que o pessoal adorava. Em abril o Toby apareceu pela primeira vez, no Viaje comigo #1. No segundo semestre teve a Bienal do RJ, a minha primeira no Rio. Foi pura festa, já conhecia muita gente, mas foi uma semana inteira no evento, da saudade só de pensar. Uma pousadinha, um quarto lotado com seis pessoas, eu, Laila, os gêmeos e o Nando do Sobre Livros e o Schulai. Foi o ano também em que conheci meu namorado, o Alexandre, pouco antes da bienal. Coincidentemente ele iria ao RJ na mesma época para um congresso de estatística e combinamos de nos encontrar na Barra. Fiquei a semana toda resmungando que eu iria perder a Anne Rice para encontrar com ele, ah se eu soubesse hein amor? rsrs. E quem imaginaria que ele teria tanta paciência com esta leitora compulsiva que vos fala? J
No final de 2011 o Yago veio para o blog, felizmente ele está aqui até hoje, sempre pronto para ajudar na maior boa vontade. Em dezembro surgiu o post que virou tradição e que todo mundo adora, o Top Piriguetagem Literária. Foi também o ano em que surgiu o Clube das Chocólatras.

No início de 2012 convidei a Kellen Baesso para falar sobre suas amadas séries de TV, e eu que pensava que não tinha tempo antes, por culpa dela minha grade de séries está sempre lotada e estou sempre em alguma maratona para por em dia. No final do ano o meu primo Diego editou o primeiro vídeo para o canal e começou a coluna Viajando em vídeo. Uma das coisas que não consegui manter por falta de tempo e pura preguiça de chegar em casa depois do trabalho e ter que gravar rs. De lá para cá teve a bienal de SP 2012, RJ de novo ano passado e este ano que, pela primeira vez desde 2010, eu perdi a bienal. Ainda não me conformei, mas isso fica para outro sábado rs.


O blog cresceu mais, tive que cancelar algumas parcerias, porque minha fila de espera deixou de ser caótica faz tempo, e ainda não descobri um bom nome para descrevê-la. Hoje não consigo tempo para fazer tudo no site que eu gostaria, tanto que até me assustei quando vi que o blog estava fazendo mais um aniversário. O ano passou voando! Tento não me preocupar muito, falho miseravelmente rs, mas continuo gostando desse cantinho da mesma forma que antes. E isso faz tudo valer a pena.

As pessoas se assustam com minhas metas, quando me perguntam e eu digo que minha meta é ler meio livro por dia. Que eu deixe de fazer tantas coisas para me dedicar a isso, que eu durma menos para terminar algo ou passe as noites ora lendo, ora escrevendo. As pessoas que me conhecem sabe que é isso aí, essa sou eu. O Viagem Literária é uma parte de mim, uma parte muito importante de mim. 



Para não fugir a regra, vamos às estatísticas. Em 2013 fechei o ano com “1.419 postagens, 8.225 seguidores e 5.256 curtidas no face”. E agora chegamos em 2014 com 1.809 postagens, 9.032 seguidores e 7.178 curtidas no face. E vocês sabiam que já tem 762 livros resenhados aqui no blog??! O.o



E, sério, duvido que vocês leram tudo isso rsrs. Enfim, obrigada a todos, que acompanham o blog, que curtem este espaço e recomendam para outras pessoas. Obrigada pelos comentários, pelo carinho, pelas cartinhas e coisas fofas que me enviam pelo correio. Pelos sorrisos compartilhados, pelas dicas de leituras trocadas, por passarem sempre por aqui para dar um oi.

P.S: Gente, estou indo para a roça domingo cedinho, lá não pega net nem cel, já comentei por aqui. Então não estranhem se eu demorar a responder os comentários, vou deixar as postagens no programado e chego no próximo final de semana. ^^

E agora, Viaje comigo na semana do blog!

>> A SEMANA NO VIAGEM LITERÁRIA <<<

Se você perdeu algum post nas duas semanas, confira aqui o que rolou:
  1. Resenha de Quem é você Alasca? do John Green.
  2. Viaje com as séries #122 – A despedida de True Blood na coluna da Kellen.
  3. Resenha de Ossos sangrentos #5 da Laurell K. Hamilton.
  4. Viajando na Bienal de São Paulo, 2014 – Parte 2 na coluna do Yago.
  5. Resenha de Lições do desejo #2 da Madeline Hunter.

>>> SORTEIOS <<<

E agora vamos falar das promoções que continuam em curso e das novidades:
  1. Sorteio Escândalos privados TERMINA HOJE 30/08/2014.
  2.  Promoção Kit Top Comentarista de agosto TERMINA HOJE 30/08/2014.
  3. Sorteio Laços de sangue vai até 13/09/2014.
  4. Sorteio Idênticos vai até 20/09/2014.

Amanhã tem resultado das duas promoções acima, promoção nova do Kit Top Comentarista, de Ossos sangrentos e de Novembro de 63. O.o

>>> CHEGOU PARA ANÁLISE <<<


Chegaram para análise das editoras parceiras:



Mostrando mais alguns da Editora Novo Conceito na caixa do mês:

- A namorada do meu amigo da Graciela Mayrink (SKOOB). Ainda não li nada da autora, a capa me lembra tanto Anna e o beijo francês rs.

- De repente, Ana da Marina Carvalho (SKOOB). Não tenho o primeiro, Simplesmente Ana, e ainda não decidi se quero rs.

Da Editora Record chegaram:


Tudo por nós dois da M. Leighton (SKOOB). Final da trilogia Bad boys, este é para terminar mesmo, achei o segundo muito chato.

Panteão do Sam Bourne (SKOOB). Nunca li nada do autor e vejo sempre muitos elogios, o thriller se passam durante a Segunda Guerra Mundial, parece muito interessante.

Encontrada da Carina Rissi (SKOOB). A continuação de Perdida, eu amei o primeiro, não acho que precisava de continuação, mas já que teve, espero que seja tão bom e divertido quanto o primeiro.

Da Editora Saída de Emergência chegou um Kit informativo sobre a amada Outlander, relançamento do primeiro livro da série, A viajante do tempo. No Kit vieram este mouse pad lindo e um botton além de folders.

>>> ANDEI LENDO <<<


E vocês, leram/estão lendo o que esta semana?

Na sexta passada tinha começado já o Bem-casados da Nora Roberts. Terceiro do Quarteto das noivas, o livro da Lauren, a responsável pelos bolos e doces (humm!!!) do casamento. Eu achei que fosse gostar mais desse do que de Mar de rosas, afinal amo doces e gosto de todas as amigas. Mas a parte do romance não me encantou, sei lá, não achei ruim, mas Del é meio sem graça. É Nora e eu gosto, principalmente da amizade entre elas e da interação com os outros personagens, mas o casal em si achei tão sem graça e previsível. Foi o que menos gostei do Quarteto até agora, mas estou botando fé que o da Parker será muito bom.

Na segunda comecei Prelúdio para a morte da Val McDermid, mas na terça praticamente não li porque foi o dia do Clube do livro. Eu me apaixonei pela autora depois de O canto das sereias, mas este não me conquistou como os outros. Talvez por ser muito diferente do que eu esperava, enquanto os dois que li da autora são policiais sangrentos na caça de um serial killer, este é mais um thriller histórico do que um policial. Achei lento, chato até depois da metade, um tédio. Em compensação a pesquisa história é fantástica, ela consegue inserir fatos históricos da Inglaterra e transformar em uma verdadeira caça ao tesouro. Inteligente, bem escrito, mas não é daqueles que eu amo e leio super empolgada.

Na quinta comecei Réquiem da Lauren Oliver, final da trilogia “Delírio”. E eu sempre fico receosa quando pego uma conclusão, ainda mais que gostei muito dos dois primeiros. Morro de medo do que a autora vai aprontar no final! Normalmente, eu mais desgosto do que gosto de finais de séries. Enfim, no livro Lena está com o coração dividido entre dois amores e os rebeldes estão cada vez mais fortes e lutando contra o governo. O livro alterna a narrativa entre Lena e Hana mostrando lados diferentes da sociedade. Até aí tudo bem, o problema é que o final é extremamente abrupto, nada se resolve, fica tudo para o leitor imaginar e isso é muito frustrante. Terminei e fiquei olhando se o meu volume não tinha páginas faltando rs.

Balanço da semana
Lendo 1 livro
109 livros lidos em 2014

362 livros na fila de não lidos.

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO