TOP 10: Os dez melhores livros de 2017

>>  sábado, 6 de janeiro de 2018


O ano de 2017 trouxe muitas mudanças para mim, e consequentemente, para o blog. Me casei, descobri que vida de casada tem muito mais coisa para fazer do que ler e colorir (descobri novos vícios, agora compro sousplat ao invés de livros e lápis de cor rs), com isso li bem menos do que esperado (tanto que nem consegui cumprir minha meta que era de 100 livros aff) e não consegui tempo para fazer outras colunas no blog. Esse post mesmo, que normalmente é de dezembro, já está para lá de atrasado. Por outro lado, com a minha correria, acabamos ganhando duas ótimas colunistas, a Alice e a Evelyn, que deverão também contar por aqui quais os favoritos do ano de 2017... ou piores, se tratando da Alice rs.

Como sempre, eu li de tudo um pouco. Nesse ano não tivemos grandes surpresas literárias, pelo menos não para mim. O romance de época continua com fãs assíduos, o suspense continua chamando atenção, autores como Stephen King estão ganhando mais destaque na mídia. O new adult continua forte entre os lançamentos, os romances LGBT estão ganhando espaço... mas não vi nenhuma modinha se revelando e causando grande rebuliço. Em 2017 eu li bem menos do que nos anos anteriores, foram 97 leituras. E já vi que a meta de 2018 deve ser menor, estou pensando em uns 72 livros, vamos ver rs.

E agora, tenho a missão quase impossível de escolher os melhores entre eles. Vocês podem conferir as edições anteriores:

Os dez melhores livros de 2015

Claro que essa é uma escolha bem pessoal, mas espero que vocês gostem dos indicados dentre todas as leituras. Foram vários gêneros, muitas histórias e eu, como sempre, muito exigente com as notas. E já vou adiantar para vocês, 2017 teve poucas leituras que eu realmente amei de paixão, foi um ano em que todos que tiveram nota máxima entraram na lista e também alguns 4.5.  E os livros lidos durante 2017 foram:

1 Dexter design de um assassino – 2 3º grau – 3 Harry Potter e a criança amaldiçoada – 4 Meu romeu – 5 A ponte de Haven – 6 Atrás das linhas inimigas – 7 O iluminado – 8 O som do amor – 9 Escândalos na primavera – 10 O par perfeito – 11 A rebelde do deserto – 12 Espada de vidro – 13 Proibido – 14 Minha Julieta – 15 Amante consagrado – 16 Raio de sol – 17 Uma pequena mentira – 18 O canto dos segredos – 19 Simplesmente o paraíso – 20 A promessa – 21 A promessa da rosa – 22 Testemunha mortal – 23 A cidade dos espelhos – 24 Uma noite como esta – 25 O jogo – 26 Em busca do azul sereno – 27 A prisão do rei – 28 A traidora do trono – 29 Quem era ela – 30 O pulo da gata – 31 Fugitivos – 32 A chama dentro de nós – 33 O casal que mora ao lado – 34 Ligeiramente perigosos – 35 Rastros de sangue – 36 Dois a dois – 37 O colecionador – 38 Em águas sombrias – 39 Feitiços e sutiãs – 40 O fio do bisturi – 41 Maré viva – 42 O segredo de Ella & Micha – 43 A casa das lembranças perdidas – 44 Mil beijos de garoto – 45 Quando a noite cai – 46 The Kiss of deception – 47 Até que a culpa nos separe – 48 Agora e para sempre, Lara Jean – 49 A soma de todos os beijos – 50 A conquista – 51 Onze leis a cumprir na hora de seduzir – 52 Deixei você ir – 53 Casada até quarta – 54 Volúpia de veludo – 55 Samantha Sweet: executiva do lar – 56 A zona morta – 57 A profecia das sombras – 58 A montanha – 59 Um acordo de cavalheiros – 60 A casa do lago – 61 Tudo o que nunca te contei – 62 O sol também é uma estrela – 63 Minha vida (não tão) perfeita – 64 Quando a bela domou a fera – 65 O ônus da prova – 66 O diabo ataca em Wimbledon – 67 Esposa até segunda – 68 Apenas uma garota – 69 O príncipe corvo – 70 O pistoleiro – 71 Os mistérios de Sir Richard – 72 Confesse – 73 Amor & gelato – 74 O império de ferro – 75 Como agarrar uma herdeira – 76 O menino no alto da montanha – 77 As coisas que fazemos por amor – 78 Doutor Sono – 79 Romance entre rendas – 80 O navio dos mortos – 81 Enraizados – 82 Coração de mãe – 83 Mindhunter – 84 Noiva até sexta – 85 Fissura – 86 Solteira até sábado – 87 O príncipe leopardo – 88 Gênese – 89 O tribunal das almas – 90 O homem que buscava sua sombra – 91 Como se casar com um marquês – 92         A arte de ser normal – 93 Origem – 94 Brumas do tempo – 95 A delação – 96 Destroçados – 97 A fogueira.

Os destacados na lista receberam nota 4,5 ou 5 na avaliação. Vamos conhecer os 10 melhores livros de 2017 do Viagem Literária!!  Não se esqueçam de me contar os seus preferidos nos comentários. :-D

E agora vamos conhecer os 10 melhores livros do ano em contagem regressiva!

10 O jogo da Elle Kennedy pela Editora Paralela
Confira a resenha
A série Amores improváveis tinha que aparecer aqui com algum volume. Os livros são new adults leve, divertidos, com um toque de erotismo e uma trama ágil e muito divertida. Além disso todos os quatro livros contam com protagonistas lindos de morrer e de cair o queixo. É leve, é para se divertir, delicinha de se ler.





9 Quando a noite cai da Carina Rissi pela Editora Verus
Confira a resenha
Já virou tradição a Carina Rissi aparecer nos melhores do ano. Das autoras nacionais desse gênero ela é de longe a minha favorita e suas histórias garantem sempre um sorriso no rosto e um dia mais leve. Seus livros são fofos, divertidos e seus personagens são sempre muito queridos. Esse tem um toque de fantasia, não é meu preferido dela, mas valeu um lugarzinho na lista mesmo assim. Tem um quê de Perdida ao contrário, e um pé em Outlander. Só não foi um dos meus amores do ano, porque achei o final corrido, mas como um todo, adorei.


8 Testemunha mortal da J. D. Robb pela Editora Bertrand
Confira a resenha
Quem disse que seria original? Não tenho culpa gente, li em 2017, tem o Roarke, tem uma grande chance de entrar na lista. Eu amo essa série, já apareceu em anos diferentes nos meus favoritos e ainda não enjoei (e nem tomei vergonha na cara e li logo o resto que falta kkk). A medida que os livros vão passando, a série vai amadurecendo; temos premissas muito parecidas, mas os relacionamentos estão em constante evolução. É lindo acompanhar o desenvolvimento da relação de Eve e Roarke, assim como a evolução de todos os personagens secundários. E nesse volume a parte policial não decepciona, ou seja, amei de paixão. E só agora escrevendo isso... percebi que mesmo amando, ainda não li o próximo... #shameonme.

7 O menino no alto da montanha do John Boyne pela Editora Seguinte.
Confira a resenha
Esse livro vale cada uma de suas poucas páginas! Parece uma história simples narrada por uma criança, mas é forte, marcante, triste e chocante. Mexe muito com o leitor, como a maioria dos livros que se trata de um tema tão pesado, a 2ª Guerra Mundial. Mas nesse a situação é contada de forma inversa, quando acompanhamos uma criança alemã, sendo totalmente doutrinada pelo Nazismo. Não foi a melhor leitura do ano, mas foi um livro em que o autor cumpriu com maestria aquilo que prometeu.


6 A zona morta do Stephen King pela Editora Suma das Letras.
Confira a resenha
Que o King arrasa não é segredo para ninguém. O difícil é escolher qual dos seus livros lidos no ano entrará na lista. E, desculpem-me os fãs fervorosos, entre esse e O iluminado (que foram meus queridinhos do autor no ano), fico com A zona morta. Com um enredo excelente, um protagonista carismático e uma trama forte, é impossível se desgrudar da leitura. Para quem foge dos livros de terror do autor, pode ler sem medo. Esse tem uma vibe mais dramática, com um pé na fantasia. Quem não leu, precisa corrigir essa falha literária rs.


5 As coisas que fazemos por amor da Kristin Hannah pela Editora Arqueiro
Confira a resenha
Tá, aqui também eu posso estar sendo tendenciosa, porque é outra autora de quem sou fã e que está sempre entre meus favoritos do ano. Mas se falamos de drama, é na Kristin que penso primeiro. Seus livros são lindos, emocionantes, marcantes e únicos. Não tem essa de todos os livros seguirem a mesma vibe, ela sempre me surpreende. Aqui temos personagens apaixonantes, muito humanos e bem construídos, uma trama forte e um drama familiar. Essa história mexeu demais comigo e não poderia ficar de fora.

4 Rastros de sangue da Val McDermid pela Editora Bertrand
Confira a resenha
Quando eu terminei esse livro, tinha a certeza que ele seria o melhor policial do ano pra mim, acabei sendo surpreendida pelo Will Trent (abaixo), mas ele ainda está entre os melhores do gênero. Ficção policial é um gênero muito mal valorizado no Brasil, e acredito que grande culpa disso, seja a falta de marketing e investimento no gênero pela Editora. Você vê por aí um monte de post de Cinquenta tons e livros mais apelativos, mas não vê quase nada sobre um bom policial. Se fosse só isso ok, mas os livros demoram anos para serem lançados; isso quando fazem a caridade de publicar na ordem. E esse não é apenas um bom livro, é mais do que excelente. A autora arrasa e sua escrita é fantástica. O enredo é de arrepiar e ela encaixa cada detalhe com maestria. O serial killer entra no roll dos mais marcantes que já conheci, e isso para mim não é pouca coisa. Leiam! Quem sabe com sorte não lançam o próximo este ano...

3 Fissura, Gênese e Destroçados do Karin Slaughter pela Editora Record.
Confira as resenhas
E aqui está aquele que roubou meu coração. Will Trent, um investigador disléxico, cheio de traumas da infância, com uma vida completamente ferrada e personagens tão problemáticos quanto ele a sua volta. Essa série tem uma ligação muito forte entre seus livros (diferente do que vemos normalmente em série policial). Não tem aquela coisa da trama em que cada volume investiga um crime diferente e o protagonista só aparecer por lá. Os livros têm uma sequência muito forte. Os personagens se desenvolvem, ganham destaque, brilham na trama... Você os ama e os odeia na mesma proporção. É uma série onde é impreterível seguir a ordem para ler, senão o leitor vai si perder muito e não se identificar tanto com o livro. E claro, temos investigações de crimes hediondos, descritos de forma brilhante e uma trama policial coesa e imperdível. Dúvida, gente? #paratudoevaileragora

2 Raio de sol da Kim Holden pela Editora Planeta
Confira a resenha
Agora vocês vão perceber duas coisas, que meu Top 2 e 1 são muito parecidos no estilo. Que se você quiser ler um, tem que ler os dois. E se não gostar do estilo, já pode passar para o 3 e 4, e se jogar nas séries policiais rs. Ok, desculpem-me, mas o final do Top é de fazer chorar, literalmente. Esse livro me desidratou!Eu chorei tanto, mais tanto, que chorava só de contar a história para alguém. Começa tudo muito leve, tudo muito “new adult”, e aí, de repente, você se vê envolto com um drama emocionante. Ele passa de um “bom livro” para um livro “fenomenal”. Aiai, Gus, fiquei com saudade agora...


1 Mil beijos de garoto da Tillie Cole pela Editora Planeta
Confira a resenha
Papapapapapapapá! Conforme prometido... os dois são lindos, os dois são tristes, os dois são de chorar e, isso só percebi agora, os dois são da Editora Planeta; que pelo jeito veio em 2017 com a missão de me fazer chorar.
Enquanto a Colleen Hoover só me decepcionou esse ano, com livros com fórmulas prontas e tudo com a mesma cara, Tillie chegou ao mercado Brasileiro com um estilo parecido e arrasando.  Não por ser um drama juvenil ou por me fazer chorar litros (nesse já disparei a chorar no primeiro capítulo e depois foi só ladeira abaixo...), mas por escrever de forma doce, criar personagens incríveis e uma trama que, apesar de ser previsível, puxou o meu tapete no final e me surpreendeu. A autora foi corajosa, e por isso ela ganha o Top 1. Ela criou uma trama que tive que ser convencida a aceitar. Precisei até conversar com as amigas (não é Lu?) para perceber que era assim que tinha que terminar.  Quem leu esse livro e não gostou, nem me conta, não quero saber! Leiam gente, esse vai mexer com o seu coração.

Desejo a todos vocês um feliz 2018!
Peço desculpa pela minha ausência no Viaje comigo, mas simplesmente, não consigo tempo para mais do que tenho escrito por aqui rs.
Que 2018 traga leituras fenomenais!
Não deixem de me contar os favoritos de 2017 de vocês. Estou realmente curiosa esperando as respostas.


Um beijo e até a próxima Viagem Literária!

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO