Por bem ou por mal - Lee Child

>>  segunda-feira, 12 de outubro de 2020

CHILD, Lee. Por bem ou por mal. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019. 420p. (Jack Reacher, v.10). Título original: The hard way.

“- Desculpa – disse Pauling.
- Sem ressentimentos – respondeu Hobert.
- Vamos consertar a porta.
- Eu gostaria que fizessem isso.
- E vamos ajudá-lo se pudermos.
- Eu gostaria que fizessem isso também. Mas se preocupem com a mulher e a criança primeiro.
- Achamos que já é tarde demais.
- Não digam isso. Depende de quem as pegou. Onde há esperança há vida. A esperança me manteve seguindo em frente, por cinco anos difíceis. ” p.215

Jack Reacher é uma das séries policiais que mais gosto, tem muita ação, muita adrenalina e uma pitada de suspense. Confiram o que achei do décimo volume com Por bem ou por mal do Lee Child.

Jack Reacher está em Nova York por acaso, uma cidade enorme, onde é fácil passar despercebido. Despretensiosamente ele tomava um bom café, quando um desconhecido chega para falar com ele. Parece que ele testemunhou um pagamento de resgate e eles precisam de sua ajuda. E, simples assim, ele está envolto em mais uma trama confusa e meio sinistra.

A esposa e a enteada de um mercenário foram sequestradas. Edward Lane é um cara aparentemente muito rico, mas sua fonte de renda e seu real trabalho são desconhecidas. Ele tem um grupo fiel e muito bem pago de ex-militares, mas nenhum deles têm a experiência de Reacher. Ele quer contratá-lo para investigar e encontrar sua esposa.

Cinco anos atrás sua primeira esposa também foi sequestrada, ele chamou a polícia e fez tudo certo, pagou o resgate, ela foi assassinada. Dessa vez ele quer fazer diferente. Eles pagam o sequestrador sem questionar, Reacher sabe que não será fácil assim. Mas ele começa a descobrir muitos segredos, nada é tão simples quanto parece, e Reacher, mais uma vez, terá que lutar para sobreviver.

~~~~~~~

Eu sempre digo que amo essa série! Adoro as confusões todas, o jeito fodão do Reacher, as cenas de ação e a adrenalina toda. Mas não é uma série de livros para você ler em sequência, a fórmula é a mesma, não evolui, não muda rs. Então vai realmente do gosto do leitor. Reacher é meio McGyver, Meio Jack Bauer (saudades 24 horas). Ele faz o que é preciso, salva o dia sozinho, e parte rumo ao pôr do sol.  Eu termino com um sorriso no rosto e na expectativa do próximo volume.  Mas eu gostaria de algum amadurecimento, na vida pessoal dele, na carreira, não sei.

Neste volume ele cai de paraquedas no meio do caso! Do nada ele está lá na casa do tal do Lane, já dando instruções e envolvido no sequestro. É muito engraçado como o aceitam sem questionar nem investigar nada e ele já está tomando a frente de tudo em relação ao resgate. Lane não era confiável e isso é perceptível desde o início. O jeito que ele endeusava a esposa linda, mas mal dava importância para a enteada já era uma mostra disso. A leitura voa, a narrativa é sempre muito boa, adoro o autor.

Reacher é um protagonista sempre muito interessante! É muito legal como ele não liga para dinheiro, está sempre disposto a ajudar. Da mesma forma que ele mata alguém sem nem piscar, está ele lá todo preocupado em ajudar um deficiente. Derruba a porta do cara em um minuto, no outro está dando dinheiro para a irmã dele e ajudando o cara ir ao banheiro rs. E, claro, sempre tem uma bela mulher envolvida. Um romance que começa e termina no mesmo volume!

O caso em si foi bem interessante, apesar de eu ter matado a charada final. Morri de dó do Reacher, porque eu sabia que ele ia ficar arrasado quando descobrisse que estava cometendo um erro. Casos de sequestro sempre me prendem, tem a tensão toda do resgate, se a vítima vai ser libertada ou morta, e o risco de morte aumenta a cada hora que passa sem notícias.  Até achei estranho que esse não foi um dos casos que virou filme, a trama é bem boa. 

Depois do horror que foram os dois filmes O último tiro e Sem retorno, estrelados pelo Tom (baixinho) Cruise, fiquei super feliz em saber que os livros vão virar série da Amazon!! E pelo que estão cotando, parece que agora vão escolher um ator a altura para interpretar o protagonista. E levando em conta a qualidade de Bosh, outra série da Amazon baseada em livros, estou com grandes expectativas. Espero que a série de TV seja um sucesso, e que com isso o Grupo Editorial Record lancem os livros que faltam. Agora é aguardar.

Eu adoro Reacher e sempre indico, leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Série Jacy Reacher do Lee Child
  1. Dinheiro Sujo (Killing Floor)
  2. Destino: Inferno ( Die Trying)
  3. Alerta final (Tripwire)
  4. Caçada às cegas (Running Blind)
  5. Miragem em chamas (Echo Burning)
  6. Serviço secreto (Without Fail)
  7. Acerto de contas (Persuader)
  8. O inimigo (The Enemy)
  9. O último tiro (One Shot) 
  10. Por bem ou por mal (The hard Way)
  11. Bad Luck and Trouble (os demais não lançados no Brasil)
  12. Nothing to Lose
  13. Gone Tomorrow
  14. 61 ours
  15. Worth dying
  16. The affair
  17. A wanted man
  18. Sem retorno (Never go back)
  19. Personal
  20. Make Me
  21. Night School
  22. The midnight  line
  23. Past tense
  24. Blue Moon
  25. The sentinel
  26. Better off dead
  27. No plan B
  28. The secret
  29. In too deep (previsto para 2024 nos EUA)
Avaliação (1 a 5):


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO