O cirurgião - Tess Gerritsen

>>  quarta-feira, 13 de junho de 2012


GERRITSEN, Tess. O cirurgião. 9 ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2012.384p. (Rizzoli & Isles, v.1). Título original: The surgeon.


"O mal não morre. Nunca morre. Ele apenas adota um novo rosto, um novo nome. Só porque fomos tocadas por ele uma vez, não significa que estamos imunes a sermos feridas de novo. Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar."

 

Eu não acredito que demorei tanto para ler um livro desta autora! Para quem é fã de thrillers policiais Tess Gerritsen é imperdível, trama bem construída, descrições minuciosas dos crimes, muito sangue e um psicopata que faz jus ao Hannibal Lecter. Conheçam O cirurgião, primeiro volume da série Rizzoli & Isles da Tess Gerritsen.

 

É verão em Boston, o calor insuportável faz com que as pessoas, naturalmente, deixem a janela aberta esperando um vento noturno, uma brisa refrescante. E é ai que ele ataca, na calada da noite, com suas vítimas dormindo indefesas. Ele entra sorrateiramente pela janela, olha para a vítima dormindo serenamente, mulheres em sono profundo, sem saber que irão viver um terrível pesadelo.

 

Ele as domina com clorofórmio, amarra suas mãos e pés com fita adesiva, faz o mesmo com a boca para impedir os gritos. Ele espera que elas acordem, quer ver o medo e o pavor que provoca. Suas incisões são precisas, ele arranca o útero da vítima, ainda com vida, depois corta a garganta, o golpe de misericórdia. Seus métodos aterrorizam a cidade e logo os jornais passam a chamá-lo de “o cirurgião”.

 

A Dra. Catherine Cordell sentiu na pele a dor e o terror absoluto, ela foi a única que sobreviveu. Há dois anos atrás, em Savannah, a médica foi atacada, mas com dois tiros certeiros conseguiu escapar de seu assassino. Agora ela vive em Boston, mas o terror acompanha seus dias, ela é extremamente cuidadosa, com seu trajeto, com trancas e fechaduras, vive sempre atenta e é uma sombra da mulher que já foi um dia.

 

Os detetives Jane Rizzoli e Thomas Moore são os encarregados do caso. E acabam achando uma conexão com a Dra. Cordell, os crimes são feitos da mesma maneira, o assassino parece querer se aproximar da médica, e deixa pistas que ligam a ela. Ele provoca, aterroriza, ele gosta de mulheres frágeis e indefesas. A doutora é a única que pode ajudar na investigação, antes que o assassino faça mais vítimas, antes que ela se torne novamente uma vítima.

~~~~~

Tess Gerritsen deixou a medicina para se dedicar a literatura, e todos agradecem. O livro é tão bem descrito que me fez lembrar das séries médicas da TV, lembram das cirurgias de Greys Anatomy, Plantão Médico e outras? O cirurgião vai te fazer perder o sono até terminar a leitura, já quem tem medo de sangue e não gosta de anatomia não é um livro que eu indico.

 

A narrativa é em terceira pessoa e alterna vários personagens, inclusive o assassino misterioso tem voz. Eu gosto muito disso, ficamos conhecendo melhor vários personagens. Eu torci muito pelos dois investigadores e pela Dra. Cordell, em alguns momentos sofri junto com eles.

 

A autora retrata muito bem as qualidades e defeitos humanos, a fragilidade dos sentimentos. Rizzoli é uma personagem atormentada, deseja o reconhecimento da família e dos colegas de profissão, mas é sempre colocada em segundo plano por ser mulher em uma profissão dominada pelos homens. Sua força de vontade e dedicação à carreira contrasta com seu jeito seco e pouco amigável, com sua personalidade forte. A personagem não tem muita auto-estima, se acha feia, e não usa nenhum artifício para melhorar sua aparência.

 

Já a Dra. Cordell é a admirável, alguém que passou horrores nas mãos de um psicopata e conseguiu seguir em frente, uma vencedora. Mas ninguém sabe do terror e do medo que ela ainda vive, de sua dificuldade em se relacionar com outros homens.  Já Moore é um detetive honesto e esforçado, mas que ainda sofre pela morte da esposa e nunca se recuperou da tragédia.

 

Este é o primeiro livro de uma série, mas as investigações policiais são independentes. Eu recomendo que vocês leiam os livros na ordem, mas você não ficará preso ao segundo livro, este tem começo, meio e fim. No próximo será investigado um novo crime, embora pela sinopse tenha alguma ligação com este.

 

Os livros deram origem a série de TV Rizzoli&Isles, estreada por Angie Hammon e Sasha Alexander. A série é transmitida nos EUA pela TNT e no Brasil pelo canal Space. Nos EUA a série foi renovada para a terceira temporada. Eu quero assistir, mas vou ler mais livros antes de começar porque não quero nenhum spoiler.

 

Sem dúvidas eu indico para quem gosta do gênero, eu ultimamente estou viciada em ficção policial, mas a autora já foi para a minha lista de favoritos. Leiam! É imperdível e viciante.


Série Rizzoli&Isles 
  1. O cirurgião (The surgeon)
  2. O dominador (The apprentice)
  3. O pecador (The sinner)
  4. Dublê de corpo (Body Double)
  5. Desaparecidas (Vanish)
  6. O Clube Mefisto (The Mephisto Club)
  7. Relíquias (The keepsake)
  8. Gélido (Ice cold)
  9. A garota silenciosa (The silent girl)
  10. A última vítima (Last to die)
  11. O predador (Die again).
  12. I know a secret.

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO