O dominador - Tess Gerritsen

>>  quarta-feira, 18 de julho de 2012

GERRITSEN, Tess. O dominador. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2012. 396p. (Rizzoli & Isles, v.2). Título original: The apprentice.

“Este é um assassino organizado. Ele segue o que alguns especialistas em perfis criminais chamam de tema cognitivo-objeto. Seu comportamento não visa apenas obter gratificação imediata. Sua ações possuem um alvo específico, e esse alvo é o controle completo do corpo de uma mulher... Este assassino deseja possuí-la, usá-la mesmo depois de sua morte. Ao violentá-la na frente do marido ele estabeleceu este direito de posse. Ele se torna o dominador sobre ambos.” p. 119-120

Este é o segundo livro da série Rizzoli&Isles que deu origem a série de TV homônima, hoje na terceira temporada. No primeiro livro eu comentei que os métodos e a frieza do assassino me lembravam do Hannibal Lecter e eu não poderia ter feito uma comparação melhor. Só digo uma coisa, eu jamais visitaria Boston no verão depois de ler estes livros. Com uma narrativa forte, com descrições minuciosas de crimes, métodos, personagens e da investigação policial, acompanhe o próximo volume com O dominador da Tess Gerritsen.

No primeiro livro os investigadores Jane Rizzoli e Thomas Moore investigam o assassinato cruel de mulheres indefesas, crimes executados por um assassino cruel que tortura sua vítima ainda viva, retirando seu útero antes de cortar sua garganta. Se você não leu, confira a resenha de O cirurgião.

A partir daqui pode contém spoilers para quem não leu o primeiro volume.

Em mais um verão escaldante, a cidade mais uma vez está sendo atacada por um assassino cruel. Ele pega casais, entra silenciosamente na casa enquanto o casal dorme e domina o homem, deixando a mulher indefesa e vulnerável. Ele o amarra com silver tape, senta-o diante do terror que está prestes a acontecer, e faz com que ele veja tudo. Ele violenta a mulher, ele a domina e a leva com ele. Os policiais encontram o homem morto, amarrado e com a garganta cortada; a mulher ainda desaparecida.

Os métodos e a assinatura do criminoso lembram um assassino que ficou muito conhecido no verão passado, o cirurgião. O problema é que Warren Hoyt encontra-se trancafiado em uma prisão de segurança máxima. A policia então desconfia que estejam lidando com um assassino imitador. Jane Rizzoli percebe as semelhanças, o terror que sente é tão grande que tem dificuldade para lidar com aqueles novos crimes. Ela pega o caso, seus colegas acham que ela vê o cirurgião em tudo o que faz e desconfiam de suas conclusões.

Mais uma vez a detetive irá enfrentar o preconceito de seus colegas da delegacia de homicídios, não que ela não esteja acostumada; como mulher, tem que provar diariamente o seu valor, mesmo que isto signifique ignorar seu pavor diante daquele assassino, que a faz lembrar de tudo o que passou no ano anterior. Thomas Moore está longe, ela não tem ninguém em quem confiar.

Ela não entende o interesse repentino do FBI em seu caso, Gabriel Dean, agente do FBI, está sempre por perto e parece ter informações que não compartilha com ninguém sobre este caso. Ela e seu parceiro, Barry Frost, procuram pistas do novo serial killer, na investigação contam com a ajuda da Dra. Maura Isles, médica legista que ficou conhecida como “a rainha dos mortos”.

As pistas são poucas, a investigação segue um ritmo lento, enquanto mais mortos se juntam aos primeiros. Para piorar, um fantasma do passado está de volta para tirar o sono de Rizzoli.

~~~~~

Eu adoro quando a continuação de uma série é tão boa quanto o primeiro livro, eu só aconselho que vocês não leiam as orelhas do livro, algumas informações eu preferia só ter descoberto durante a leitura.

A escrita da Tess é viciante, o leitor fica grudado até o final do livro e a teia de informações é muito bem construída, não vejo pontas soltas ou falta de continuidade nas pistas deixadas. Desta vez eu saquei muitas coisas que iriam acontecer, mas mesmo assim me surpreendi com o final. E o livro deixa uma ponta fenomenal para algum outro volume da série.

Jane é uma personagem interessante, a moça faz pose de super mulher porque não quer ser criticada pelos colegas de trabalho, com isto acaba se tornando uma pessoa solitária e muito fechada. Tenho pena da Jane, a família dela é um porre e tenho raiva deles por ela. Neste volume vimos um outro lado da personagem, ela se abre mais e estou curiosa para saber sobre um tal romance no próximo volume da série. A Dr. Isles - que encabeça também o título da série - não teve muito destaque ainda, imagino que vamos saber mais dela nas continuações.

O assassino mais temido, que ficamos conhecendo em O cirurgião, novamente tem voz e o personagem provoca medo. Sua frieza, seu jeito inteligente e analítico, suas atitudes premeditadas são de arrepiar. Uma outra coisa interessante é que no livro aparece uma médica psiquiatra que estuda este tipo de assassino, e muitas vezes encontra uma parte do cérebro danificada, que de certa forma justifica esta atitude. Ela realmente acredita que eles podem não ser culpados de agir assim, obvio que a Rizzoli quer estrangular a tal médica com as próprias mãos.

Enfim, sem dúvida eu indico a série para quem é fã de um thriller policial. Leiam na ordem, a série é grande, mas o investimento vale a pena. Leiam se tiverem coragem! =]

Série Rizzoli&Isles 
  1. O cirurgião (The surgeon)
  2. O dominador (The apprentice)
  3. O pecador (The sinner)
  4. Dublê de corpo (Body Double)
  5. Desaparecidas (Vanish)
  6. O Clube Mefisto (The Mephisto Club)
  7. Relíquias (The keepsake)
  8. Gélido (Ice cold)
  9. A garota silenciosa (The silent girl)
  10. A última vítima (Last to die)
  11. O predador (Die again).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO