Gélido - Tess Gerritsen

>>  terça-feira, 20 de agosto de 2013

GERRITSEN, Tess. Gélido. Rio de Janeiro: Editora Record, 2013. 368p. (Rizzoli & Isles, v.8). Título original: Ice cold.

“- Jesus, estamos ferrados.
Doug olhou para os companheiros desanimados.
- Muito bem, eu não estou em pânico. Temos comida e lenha. Não vamos morrer de fome nem de frio – falou ele, dando um tapa nas costas de Arlo. – Vamos lá, cara. É uma aventura. Podia ser pior.
- Quão pior? – contestou Arlo.
Ninguém respondeu. Ninguém queria.” p.62

Agora estou em dia com minha série de ficção policial preferida, Rizzoli&Isles, e já estou ansiosa por mais livros da autora. Tess Gerritsen é a melhor autora do estilo, fato! Ter todos os livros dela na estante é indispensável aos fãs de ficção policial. E leiam na ordem, por favor, não acreditem em quem fala que esta série é independente... Mas estou me adiantando, hoje vou falar do novo volume, Gélido! E mais uma vez a autora muda o estilo da trama.

A resenha contém spoilers para quem não leu os livros anteriores, somente sobre a vida pessoal das protagonistas.

A médica legista Maura Isles está cada vez mais insatisfeita com seu relacionamento proibido com o Padre Daniel Brophy, eles se amam, mas ele nunca poderá dar o que ela precisa, um relacionamento de verdade, e ela nunca conseguirá que ele desista de seu outro grande amor, a igreja. Ela sabe que não existe futuro entre eles, mas não consegue abrir mão de Daniel. E é assim, triste e arrasada, que ela viaja para um congresso médico em Wyoming.

Lá ela reencontra Doug, um antigo amigo da faculdade. Ele convida Maura para uma viagem após o congresso, para esquiar junto com ele, um casal de amigos e sua filha adolescente. Atraída por Doug ou pela aventura, nem ela sabe, Maura aceita o convite e viaja sem avisar para ninguém. Mas uma nevasca na estrada transforma a aventura em um algo trágico.

Eles estão perdidos no meio do nada, sem sinal de celular, sem ninguém para pedir ajuda, com neve por todos os lados. Com muita dificuldade eles chegam ao remoto vilarejo Kingdom Come, mas o lugarejo está completamente abandonado. O lugar causa arrepio em todos eles, parece ter algo maligno por ali, as casas foram abandonadas com pressa. Eles veem refeições intocadas, animais mortos abandonados, os carros na garagem. E estranhas pegadas, Maura sente que algo se esgueira em meio ao frio e a neve, algo assustador que está vigiando todos eles.

Quando Maura não volta no prazo combinado e não atende o celular, Daniel procura Jane Rizzoli. A detetive não se preocupa muito, acha que a amiga está apenas dando um gelo bem merecido no Padre. Mas logo as coisas mudam, e Jane se arrepende amargamente de não ter agido antes.
Talvez só esteja chateada com você – sugeriu Jane. – Este último ano foi difícil para ela, você sabe. Tendo que esconder o que estava acontecendo entre vocês.- Jane – interrompeu Gabriel. – Isso não ajuda em nada. Brophy suspirou.- Mas eu mereço ouvir – admitiu ele, em voz baixa.Merece mesmo. Você quebrou os seus votos e agora está quebrando o coração dela.” p. 125
As coisas se complicam, uma tragédia no meio da neve, algo continua à espreita. Do outro lado, Jane recebe uma notícia devastadora, e agora corre contra o tempo para descobrir o que aconteceu com Maura. O problema é que ela pode chegar tarde demais.

~~~~~~~

O leitor que acompanha a série já está acostumado às constantes mudanças na narrativa, engana-se quem pensa que são simples livros policiais onde as duas investigam assassinados. Alguns volumes tem seriais killers, outros tem sequestro, seitas demoníacas e muito mais. Neste volume o clima é mais de suspense do que de investigação, Maura está passando por seu pior pesadelo,  e está sozinha, seus amigos nem imaginam o que está acontecendo.

Jane aparece bem menos neste volume, mas quando ela chega, sabemos que fará diferença na investigação. Eu fiquei agoniada o livro todo, algumas cenas são realmente assustadoras e o clima é tenso até o final. Neste livro também perde-se vários personagens, fiquei arrasada com alguns desdobramentos.

A parte investigativa é mais fraca, eu saquei várias das coisas que estavam por acontecer e não tive grandes surpresas.  Também queria que uma parte em especial tivesse sido narrada, e só sabemos depois o que aconteceu, sem detalhes. Acho que por isso me empolguei menos com ele do que com os anteriores, mas a qualidade da série continua a mesma.

Ah, um aviso a quem ainda não leu, leiam apenas a sinopse oficial, a folha de rosto tem um spoiler enorme, ainda bem que eu nem li. ^^

Ninguém tem dúvidas do quanto eu indico não é? Quem ainda não começou tem oito maravilhosas aventuras pela frente, estão esperando o quê? Leiam!!

Série Rizzoli&Isles
  1. O cirurgião (The surgeon)
  2. O dominador (The apprentice)
  3. O pecador (The sinner)
  4. Dublê de corpo (Body Double)
  5. Desaparecidas (Vanish)
  6. O Clube Mefisto (The Mephisto Club)
  7. Relíquias (The keepsake)
  8. Gélido (Ice cold)
  9. A garota silenciosa (The silent girl)
  10. A última vítima (Last to die)
  11. O predador (Die again).

Avaliação (1 a 5): 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO