Viaje comigo #99

>>  sábado, 20 de abril de 2013



Um país se faz com homens e com livros.”

No dia 18 de abril comemorou-se o Dia Nacional do Livro Infantil, data em homenagem a um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em São Paulo, em 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato encantou gerações e gerações de crianças com suas historias, e sua personagem mais famosa, Emília e o Sítio do Picapau Amarelo.

A coleção Sítio do Picapau Amarelo contou com nada menos do que 23 livros, escritos entre 1921 e 1947. O autor morreu em 1948, aos 66 anos de idade. Monteiro Lobato mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Obras como Emília no pais da gramática e Aritmética da Emília uniam brincadeiras e aprendizado.

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.”

Quem de vocês não passou a infância com o sítio na TV e nos livros? Sei que a geração atual, infelizmente, não conviveu com esta obra, mas sempre é tempo de ler, reler e contar estas historias para as crianças, para irmãos, filhos e netos. Eu me lembro claramente da D. Benta, a avó, Emília, a boneca de pano falante, Tia Nastácia, a cozinheira dos bolinhos de chuva. Lembro de pedir para a Vozinha e a Suá fazerem bolinhos de chuva para mim, elas faziam, se ela era mesmo eu não sei, mas eram deliciosos. O inteligente Visconde de Sabugosa – o boneco feito de sabugo de milho -, Tio Barnabé – o caseiro do sítio que contava vários causos para as crianças -, Rabicó – o fofo porquinho cor de rosa, Pedrinho e Narizinho, claro. Eu lembro que comecei na ordem Peter pan e Reinações de Narizinho, e li todos os livros do autor que tinham na antiga biblioteca do SESC.

Minha mania de ordem vem desde cedo, queria sempre ler tudo na ordem rs. Acho que foi com Monteiro Lobato que começou, lembro que li um que tinha continuação antes da hora, e depois quis ler tudo certinho para consertar. Uma pena que eu não tenha os livros do autor na estante, e nem nenhum deles resenhado aqui no blog. Quem sabe um dia não animo a reler para falar sobre eles por aqui. =]

Mas aqui no blog já falei de várias coleções voltadas também ao público mais infantil que eu adoro, a série Flavia de Luce, inteligente e bem escrita, que tem várias experiências divertidas com química e uma protagonista muito inteligente; a queridinha The 39 Clues que conta as aventuras de dois irmãos pelo mundo em busca de um tesouro perdido, em cada livro conhecemos um país e um personalidade diferente; A série Diário de uma garota nada popular, divertida e fofa para as meninas; a inteligente Desventuras em série, cheia de tiradas fantásticas e um aprendizado de vocabulário sempre explicado pelo narrador e a fofa Como treinar o seu dragão, com aventuras e ilustrações que encantam as crianças.

Hoje em dia fala-se muito que as crianças só querem saber de computador e vídeo game, mas cabe a cada um de nós disseminar o gosto pela leitura para estas crianças, presenteando com um livro, contando uma historia, dando o exemplo e estando sempre com um livro em mãos.

Monteiro Lobato contou as melhores historias, deixou grandes citações, e deixou para tantos o prazer da leitura pela vida toda.
“Nada de imitar seja lá quem for. Temos de ser nós mesmos. Ser núcleo de cometa, não cauda. Puxar fila, não seguir.” Monteiro Lobato
A frase acima poderia virar campanha na blogosfera, mas isso é um causo para outro dia. E agora Viaje comigo na semana do blog. =]

>>> A SEMANA NO VIAGEM LITERÁRIA <<<

Se você perdeu algum post esta semana, confira aqui o que rolou:
  1. Viajando em vídeo #13 – Desafio realmente desafiante de março no vídeo da semana.
  2. Viaje com as séries #53 – Bates Motel na coluna da Kellen.
  3. Resenha de A elite da Kiera Cass.
  4. Resenha de Fogo da Kristin Cashore.
  5. Viajantes sortudos #29 e o prêmio vai para... na coluna do Yago.
  6. Resenha de Doce e distante da Libba Bray.

>>> PROMOÇÕES <<<

E agora vamos falar das promoções que continuam em curso e das novidades:
  1. Promoção Kit Top comentarista de abril com a Trilogia COMPLETA Cinquenta tons de cinza + brindes vai até 03/05/2013.
  2. Promoção Laços Inseparáveis vai até dia 04/05/2013.
  3. Promoção Trilogia completa Millennium vai até dia 04/05/2013.
  4. Promoção O lorde supremo vai até dia 11/05/2013.
  5. Promoção Flavia de Luce e o enigma da cigana vai até dia 11/05/2013.

Amanhã tem promoções novas de Fogo e Doce e distante.

>>> CHEGOU PARA ANÁLISE <<<


Chegou para análise das editoras parceiras


Da Editora Fantasy – Casa da Palavra chegou O espadachim de carvão do Affonso Solano (SKOOB). A sinopse é bem diferente e interessante, mas não sei muito ainda sobre a historia, mais um autor nacional que promete, espero gostar.


Da Editora Suma das Letras chegou 1Q84 – Livro 2 do Haruki Murakami (SKOOB). Segundo volume da trilogia, eu achei o primeiro livro 1Q84 fantástico, mas é um livro para ler com calma, devo demorar um pouco a ler este.
Também da Suma chegou esta propaganda do novo super lançamento da Editora, acompanhado de uma barra de cereal. O livro Entre o agora e o nunca está super falado por aí, estou curiosa para ler.



Da Editora Seguinte chegou Dizem por aí  #2 da Ali Cronin (SKOOB). Continuação de Nada é para sempre, série infanto-juvenil bem interessante, com uma abordagem mais adulta e liberal, estou esperando gostar mais deste do que do primeiro, a outra protagonista era muito chata.


Da Editora Arqueiro chegou É melhor não saber da Chevy Stevens (SKOOB). Este vai furar fila, estava louca para ler porque eu amei Identidade roubada da mesma autora.


Comprei baratinho \o/ na Estante virtual o que faltava para mim da trilogia Garotos, Garoto encontra garota #2 da Meg Cabot. Mais uma série que eu queria completar. ^^

>>> ANDEI LENDO <<<
 
Esmalte da semana: Voltage (Monster High) com filha única adesiva.
E vocês, leram/estão lendo o que esta semana?

Comecei o domingo lendo Magia roubada #2 da Mary Jo Putney. Continuação de Um beijo do destino da série Os guardiões. Esta é uma série diferente, é um romance adulto, com algumas cenas hots com sobrenatural. Os guardiões são portadores de magia, possuem dons singulares e enfrentam muitos perigos, neste caso, quando um detentor de magia quer roubar a magia de outros Guardiões. O protagonista Lorde Falconer deverá combatê-lo. Eu gostei mais deste do que do primeiro, a autora escreve muito bem, mas ainda falta algo que não me deixa amar estes livros. De qualquer forma vale muito a pena para quem gosta do estilo.

E depois eu li o fantástico, fenomenal, imperdível etc etc etc A tormenta das espadas terceiro livro da série As crônicas e gelo e fogo do George R. R. Martin. Sim, eu li em cinco dias.  Sim, eu trabalho, faço inglês, tive um congresso em um dia da semana... e li em todo o resto do tempo livre, inclusive dormi muito pouco esta semana rs. Gente este autor acaba comigo, teve um dia que aconteceu uma coisa tão triste, mas tão triste, e eu fiquei tão arrasada e custei tanto a acreditar que eu tive insônia! O famoso casamento vermelho para quem já leu... E agora começa a terceira temporada da série, então corri para ler o livro antes que eu fique sabendo algum spoiler indesejável. Pelo menos depois para compensar teve uma morte que me fez comemorar... mas não sei se vão sobrar personagens para os sete livros, ele mata todo mundo aff! Bom, independente do autor ser cruel e não ter pena dos seus leitores é a melhor série épica de todos os tempos. Quem não leu ainda por causa do tamanho dos livros não sabe o que está perdendo, melhor ler 1 A guerra dos tronos do que ler 10 quaisquer livros a sua escolha rsrs.

Balanço da semana
47 livros lidos em 2013
250 livros na fila de não lidos.

E um ótimo final de semana para vocês. =]

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO