Segredo de sangue - Tess Gerritsen

>>  segunda-feira, 30 de abril de 2018

GERRITSEN, Tess. Segredo de sangue. Rio de Janeiro: Editora Record, 2017. 350p. (Rizzoli & Isles, v.12). Título original: I know a secret. 

"Durante vinte anos eu não disse nada, para me proteger, precisei protegê-lo, e essa é minha punição. Quando se faz um pacto com o diabo, o preço a pagar é sua própria alma." p. 320 

Essa é uma das minhas séries de ficção policial queridinhas, eu até pensei que estava para terminar, mas pelo jeito Rizzoli & Isles ainda terão algumas aventuras pela frente. Hoje conto para vocês o que achei de Segredo de sangue da Tess Gerritsen. 

A série acompanha a vida da Detetive Jane Rizzoli e da legista Maura Isles, duas mulheres que estão sempre enfrentando desafios pessoais e profissionais. Em cada livro elas investigam um mistério diferente e a autora é bem versátil quando se trata de crimes e investigações. Porém desde O cirurgião, o primeiro livro, elas já passaram por muita coisa e evoluíram muito, por isso acho interessante que os livros sejam sempre lidos na ordem.  

A detetive Jane Rizzoli, seu parceiro Barry Frost e a legista Maura Isles terão um dos mais intricados casos de suas carreiras para desvendar. Enquanto isso, Jane tem os problemas de seus pais para lidar e Barry está enrolado com a ex mulher Alice, o que deixa Jane indignada. Já Maura deixa o receio de lado e se reencontra com o Padre Daniel Brophy, segundo ela, apenas para que ele possa ajudar na investigação. 

Tudo começa quando Cassandra Coyle, 26 anos, uma roteirista de filmes de terror independentes é assassinada. Ela foi encontrada morta em sua cama, e até pareceria que estava dormindo... se seus dois olhos não tivessem sido arrancados, e pousassem grotescamente em sua mão. E apesar da cena macabra, essa não havia sido a causa da morte, que mesmo após a autopsia, ainda era desconhecida. Isso deixa Maura intrigada e preocupada, ela não costuma falhar em seu serviço. 

Quando Timothy McDougal, 25 anos, um contador, é encontrado morto na véspera de Natal, tudo muda. O rapaz estava no pier, com 3 flechas cravadas no peito nu. Porém, as flechas foram atiradas com ele já morto, a causa da morte, também é um mistério. 

Agora eles possuem dois corpos, uma ligação entre eles, mas a causa da morte, continua um mistério. Os detetives não encontram qualquer ligação entre as vítimas. Maura ainda não sabe o que as matou.  

Eles começam a pesquisar, e ao começar a juntar os pontos, os crimes se tornam ainda mais sórdidos e misteriosos.  

~~~~~~~~ 

A história é intrigante e uma ótima leitura, como todos os livros da série. Porém, quando comparamos com os thrillers anteriores, esse aqui deixou um pouco a desejar. Não se enganem, eu gostei da leitura, mas, poderia ser melhor.  

A parte dos personagens principais como sempre é muito legal. Eu adoro rever todos eles. Acompanhar a vida pessoal de Jane, seus problemas com a família. É uma pena que a autora nos últimos volumes tem dado menos destaque a isso, o marido de Jane e sua filha quase não aparecem, seus pais em poucas cenas. Na delegacia também não vemos mais suas disputas e discussões com outros detetives, tudo bem que a personagem amadureceu e sua carreira agora está conceituada, mas eu queria mais. Sinto falta de um maior desenvolvimento nesse sentido. A mesma coisa com Maura, ela tem uma paixão secreta, um amor impossível. Nesse volume o Padre Daniel está de volta para bagunçar sua vida novamente.  

Já quando falamos do caso atual, o enredo foi muito interessante. Uma história do passado, que volta anos depois para assombrar a vida dos personagens. Crianças que foram envolvidas em um caso de grandes proporções, e agora depois de adultos, irão sofrer as consequências de tudo o que aconteceu. Suspeitas de ritos satânicos, abuso de menores, um desaparecimento de uma criança que nunca foi solucionado.  temos Holly, que era uma criança na época e agora guarda muito segredos. A personagem é um mistério, suas motivações e o que ela esconde da polícia e de todos, é um dos grandes segredos do livro.  

Eu achei que a construção poderia ter sido diferente. Da forma que foi apresentado os novos personagens, ficou tudo muito fácil de desvendar. Holly sempre mostrou para o que veio, não teve surpresas quanto a issoEu acertei o assassino, a motivação, só estranhei a burrice dele de querer "incrementar" as mortes. Ele poderia ter saído ileso de tudo isso. E o passado do assassino até ali? Se era um crime de oportunidade, não fazia sentido o modus operandi. Se era um serial killer, ele ficou sem matar mais ninguém até então? Isso para mim ficou muito mal explicado, pouco digno de uma autora escolada como a Tess.  

Uma das coisas que me desgostou, foi a mudança que a Editora Record fez nessa edição. Todos os livros da série são menores e com um estilo de capa diferente. Esse ficou maior que os outros, destoando da série toda. Odeio quando mudam a edição do livro no meio da série.

No final eu gostei, mas esperava mais. Uma pena, não foi dos melhores da série. E por enquanto não temos novos volumes nos EUA e nem previsão de lançamento. Espero que a autora feche bem a série. Quem leu me conte o que achou! Mesmo não amando esse volume, a série em si eu indico com fervor. Leiam! 

Adicione ao seu Skoob! 

Série Rizzoli&Isles  
  1. O cirurgião (The surgeon) 
  2. O dominador (The apprentice) 
  3. O pecador (The sinner) 
  4. Dublê de corpo (Body Double) 
  5. Desaparecidas (Vanish) 
  6. O Clube Mefisto (The Mephisto Club) 
  7. Relíquias (The keepsake) 
  8. Gélido (Ice cold) 
  9. A garota silenciosa (The silent girl) 
  10. A última vítima (Last to die) 
  11. O predador (Die again) 
  12. Segredo de sangue (I know a secret). 
Avaliação (1 a 5):  3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO