TOP 10: Os dez melhores livros de 2020

>>  quinta-feira, 31 de dezembro de 2020



 Olá viajantes!!



Este foi um ano fora do padrão, em todos os sentidos. Tivemos que reaprender como agir, como nos portar, tivemos nossa liberdade reduzida e aprendemos a conviver com o medo. Apesar da loucura que foi 2020, para mim ele também foi um ano de aprendizado. Um ano onde eu curti a minha casa, o meu marido, as minhas gatas (adotei a Ísis este ano) e claro, os meus livros. Um ano em que eu virei cozinheira de todo dia, tive que conciliar as tarefas de casa com as do trabalho e valorizei meu tempo livre. E agradeci muito também. Eu espero, que apesar de tudo, vocês também tenham tido um bom ano. 



Em 2020 eu li bastante, vi muitas séries e consegui colorir mais. Retomei hobbies que tinha deixado de lado e valorizei meu tempo. Este ano não tivemos viagens nem visitas em casa, fiz muitas mesas postas para 2 pessoas rs.  Eu sempre acredito que devemos tentar ver o lado bom de tudo e agradecer por isso! E sim, eu agradeci pela saúde minha e do meu marido, pelas minhas gatas, pela minha casa e minha família. Por termos trabalho, por termos o privilégio de trabalhar em home office (ao contrário de muitos profissionais que se arriscam todos os dias) e por cada pequena alegria. Eu agradeço pelo blog, que completou 11 anos em 2020!! E agradeço por vocês leitores, que sempre passam por aqui para dar um oi, essa interação é muito importante para nós. 



Voltando aos livros, vocês sabem que eu sou bem crítica, difícil sair um nota 5 favorito por aqui. Acho que isso acontece naturalmente quando lemos muito, amadurecemos como leitores e ficamos cada vez mais exigentes. Este ano eu li muitos romance de época, terminei várias séries antigas que estavam paradas na estante.  Também li alguns suspenses, thriller psicológicos, ficção policial e romances contemporâneos. Li poucas fantasias, distopias e infanto-juvenis, continuo meio enjoada desses gêneros.



Minha meta era ler 80 livros no ano, como sempre ultrapassei a meta rs, e li 100 livros este ano! Mas minha fila de espera diminuiu pouco, comprei muitos livros e continuo com uns 200 em casa não lidos! #chameonme



E agora, tenho a missão quase impossível de escolher os melhores entre eles. Vocês podem conferir as edições anteriores:



Claro que essa é uma escolha sempre muito pessoal e eu, geralmente, sou bem exigente com as notas. As minhas leituras de 2020 foram:

1 Dexter é delicioso - 2 Um caminho para a liberdade - 3 Pureza mortal - 4 Sob águas escuras - 5 A pequena livraria dos sonhos - 6 5º Cavaleiro - 7 Branco Letal - 8 A noiva é tamanho 42 - 9 The Beauty of Darkness - 10 A garota do lago - 11 Não fale com estranhos - 12 Uma semana para se perder - 13 Reis de Clonmel - 14 A irmã da sombra - 15 Te devo uma - 16 O último suspiro - 17 Ruína e ascensão - 18 O último tiro - 19 Teto para dois - 20 De repente uma noite de paixão - 21 Não há segunda chance - 22 A desconstrução de Mara Dyer - 23 A última festa - 24 Gritos no silêncio - 25 Você - 26 Território Lovecraft - 27 Flavia de Luce e a descoberta dos ossos - 28 Duplo Dexter - 29 Cilada para um marquês - 30 A protegida - 31 O presente inesperado - 32 Retrato mortal - 33 Amor para um escocês - 34 A dama da meia-noite - 35 História de um grande amor - 36 Palácio da traição - 37 O que acontece em Londres - 38 Uma dor tão doce - 39 A honra das terras altas - 40 Tatiana & Alexander - 41 Entre a culpa e o desejo - 42 Perigo para um inglês - 43 O silêncio da cidade branca - 44 Um sopro de neve e cinzas - Parte 1 - 45 Um sopro de neve e cinzas - Parte 2 - 46 O escolhido - 47 A Bela e o Ferreiro - 48 Uma duquesa qualquer - 49 Codinome Lady V - 50 Jogos malignos - 51 O segredo - 52 A redenção - 53 Sangue frio - 54 Entre a ruína e a paixão - 55 Execução - 56 6º alvo - 57 Por bem ou por mal - 58 O segredo do Conde - 59 Valsa maldita - 60 Imitação mortal - 61 Uma mulher na escuridão - 62 Uma chance para o amor - 63 Como se livrar de um escândalo - 64 Intriga - 65 Dexter em cena - 66 Nunca julgue uma dama pela aparência - 67 Coraline - 68 A marquesa de Havisham - 69 Como fui esquecer você - 70 Anne de Green Gables - 71 Amante meu - 72 Cobiça - 73 Desejo e escândalo - 74 Inveja - 75 Não confie em ninguém - 76 Os miseráveis - 77 Verity - 78 Uma promessa e nada mais - 79 A busca - 80 Uma noiva rebelde - 81 Esplendor - 82 Corpos ocultos - 83 O primeiro dia do resto da nossa vida - 84 Amor de um duque - 85 Mansfield Park - 86 Declarando-se culpado - 87 A adorável loja de chocolates de Paris - 88 Codinome Villanelle - 89 Longe demais - 90 O conto da aia - 91 Um conto de duas cidades - 92 Dexter está morto - 93 A troca - 94 A escolha - 95 Dez coisas que eu amo em você - 96 Meninas de calças - 97 Jane Eyre - 98 Trocas macabras   - 99 Um beijo e nada mais - 100 Dilema mortal!

Os destacados na lista receberam nota 4.5 ou 5 na avaliação. Vamos conhecer os 10 melhores livros de 2020 do Viagem Literária!!  Não se esqueçam de me contar os seus preferidos nos comentários. :-D

E agora vamos conhecer os 10 melhores livros do ano em contagem regressiva!!


10 O conto da aia da Margaret Atwood pela Editora Rocco.
Confiram a resenha
Foi difícil escolher entre ele e Um caminho para a liberdade. Mas como já tinha muitos romances na lista, escolhi a única distopia que me conquistou este ano! Ele foi um 4.5 na nota, por alguns detalhes, mas acho que mesmo assim merece fazer parte desta lista! História forte, impactante, revoltante e narrativa fantástica. Livro muito bem escrito e um enredo que ultrapassa o tempo. 

9 A descoberta dos ossos do Alan Bradley para Editora Saraiva. 
Confiram a resenha
Na tentativa de ter vários gêneros representados, este foi com certeza o melhor infanto-juvenil do ano! Eu amo essa série e indico muito para presentear jovens nesta faixa etária, essa série é inteligente, divertida, sarcástica, perfeita! E ainda tem um suspense e uma protagonista fofa demais.  

8 Uma semana para se perder da Tessa Dare pela Editora Gutenberg. 
Confiram a resenha
Foram tantos romances de época este ano, que este gênero não poderia ficar de fora daqui, foi até difícil escolher. Este livro é leve, divertido, e junto com Uma duquesa qualquer, os melhores da série para mim. A autora foge do padrão da época, mas os livros são quase um chick-lit de tão engraçados e eu adoro.

7 Desejo e escândalo da Lorraine Heath pela Editora Harlequin. 
Confiram a resenha
Mais um de época rs. Mas esse ainda tem um motivo especial, a Lorraine se tornou minha autora favorita do gênero, então não podia ficar de fora. Seus enredos são interessantes, personagens mais maduros e bem construídos e os finais surpreendem. Ela foge do comum e se destaca em um meio que é sempre meio clichê, mas claro, daqueles clichês que amamos. 

6 Retrato Mortal da J.D Robb pela Editora Bertrand.
Confiram a resenha
Eu sei, essa série não sai do meu Top com o passar dos anos! Mas gente, o que eu posso fazer? Ela é gigante, todo ano eu leio alguns livros da série e eu amo quase todos. É o melhor do romance policial, tem um casal perfeito e eu adoro as confusões todas. Se vocês não leram até hoje eu só sinto por vocês rsrs. 

5 Gritos no silêncio da Angela Marsons pela Editora Gutenberg. 
Confiram a resenha.
Os thrillers psicológicos que eu amo me decepcionaram um pouquinho este ano, não encontrei nenhum que eu amei de paixão, mas esta série foi uma das minhas novas queridinhas em ficção policial. Adoro policiais assim, que prendem, mas não são tão complexos, com bons personagens, onde você pode seguir as pistas e matar a charada. 

4 Tatiana & Alexander da Paullina Simons pela Editora Novo Século.
Confiram a resenha
Uma saga de amor em plena Segunda Guerra Mundial, a conclusão de uma trilogia forte, triste, arrasadora. E, acreditem ou não, é um romance YA. Apesar de todo o drama, o romance é que ganha o coração do leitor. Eu amei a trilogia e indico demais! 

3 Jane Eyre da Charlotte Bronte pela Editora Martin Claret.
Confiram a resenha
Minhas leituras mudaram tanto este ano! Um pouco pela pandemia (primeira vez sem vários dramas ou thrillers na lista), e também pelo projeto de Leitura Coletiva no blog; tem bastante tempo que eu não lia clássicos. As edições lindas de capa dura da Martin Claret foi outro estímulo para embarcar nesta jornada, e eu amei este livro!! É um livro atemporal, um romance forte e belamente escrito, com frases marcantes e personagens excelentes. Mas o romance não é o foco da narrativa, o livro é todo sobre uma mulher guerreira, resiliente e fiel aos seus princípios. 

2 Branco letal do Robert Galbraith pela Editora Rocco. 
Confiram a resenha
Falem o que quiser dela, mas a J. K. Rowling arrasa no que quer que escreva na ficção rs. Essa série de ficção policial, escrita sob pseudônimo, é uma prova disso. Essa sim é uma série que exige mais maturidade do leitor, não é para qualquer um, mas é dos melhores policiais que já li. Um livro enorme, mas que vale cada página! Não é um thriller eletrizante, é um policial mais maduro, com uma abordagem mais psicológica e que arrasa na investigação e na construção dos personagens.  

1 Um sopro de neve e cinzas da Diana Gabaldon pela Editora Rocco. 
Confiram a resenha 
Eu amo a série Outlander não é de hoje, e o meu favorito do ano vai pelo conjunto dos livros que formam essa série tão perfeita! É o melhor romance histórico que já li, sem deixar dúvidas, e é um épico que vale cada um de suas inúmeras páginas. Eu indico sempre e adoro quando fico sabendo que mais um leitor se rendeu a Outlander.


Esta lista mostra mais uma vez que este foi um ano de leituras bem diferentes, eu li muitos dos meus livros antigos que estavam parados na estante (agora tem só 200 na fila :D), e li bem poucos lançamentos.  Adorei concluir algumas séries antigas. E vocês como foram as leituras de 2020? Quantos livros vocês leram e quais os favoritos? Leiam sempre, leiam muito, não deixem de ter suas emocionantes Viagens Literárias!

Para terminar, eu desejo a todos vocês um 2021 repleto de bênçãos, com muita saúde e amor! FELIZ ANO NOVO!!  

 Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO