A enfermeira - Tess Gerritsen

>>  segunda-feira, 4 de agosto de 2025

GERRITSEN, Tess. A enfermeira. Rio de Janeiro: Editora Record, 2024. 336p. (Rizzoli & Isles, v.13). Título original: Listen To Me.

"Quando olho pela janela da minha sala escura, vejo a mesma fileira de casas que sempre esteve ali, a mesma rua onde moro há quarenta anos. Mas esta noite tudo parece diferente, como se eu tivesse adentrado um universo paralelo e agora visse o irmão gêmeo mau do meu antigo bairro. Um bairro onde cada casa, cada família esconde um segredo.
Tranco a porta. Apenas por precaução." p. 76

Eu amo a série Rizzoli & Isles, Tess Gerritsen é uma das minhas autoras favoritas de ficção policial. E depois de muitos anos sem nenhum lançamento, finalmente saiu o 13º volume.  Confiram o que achei de A enfermeira!

A série acompanha a vida da Detetive Jane Rizzoli e da legista Maura Isles, duas mulheres que estão sempre enfrentando desafios pessoais e profissionais. Em cada livro elas investigam um mistério diferente e a autora é bem versátil quando se trata de crimes e investigações. Porém desde O cirurgião, o primeiro livro, elas já passaram por muita coisa e evoluíram muito, por isso acho interessante que os livros sejam sempre lidos na ordem.

A enfermeira Sofia Suarez era uma viúva muito querida por todos os que a conheciam. Trabalhava há muitos anos no mesmo hospital, não tinha nenhuma desavença. Quando ela é encontrada assassinada em sua casa, a detetive Jane Rizzoli e seu parceiro, Barry Frost, assumem o caso. A legista Maura Isles é encarregada na necropsia, Sofia foi assassinada brutalmente com um martelo, a arma do crime continua desaparecida. Da casa foi levado seu celular e notebook, mas outras coisas foram deixadas de lado, então Jane não acredita na teoria de um assalto. Eles descobrem que Sofia estava pesquisando algo do passado, mas não têm ideia do quê, nem de quem teria um motivo para matá-la.

Jane descobre que o assassinato pode ter alguma ligação com a filha de um médico que trabalhava com Sofia. Amy foi atropelada ao sair da faculdade, o responsável fugiu sem prestar socorro. A moça se recuperou, mas um homem estranho se aproxima dela no enterro de Sofia e foge ao ver a polícia se aproximando.

Enquanto isso, Angela Rizzoli, mãe de Jane, não para de ligar para a filha para relatar problemas na sua vizinhança. Como o desaparecimento de uma adolescente que mora em sua rua, mas que a polícia não deu muita atenção porque a jovem já fugiu de casa outras vezes. E os estranhos vizinhos que mudam para a casa em frente, mas que estão sempre com as cortinas fechadas e colocaram grade em tudo. Angela tem certeza de que aquilo não pode ser mera coincidência e está convencida de que, desta vez, há um criminoso de verdade nas redondezas. Mas ninguém leva a sério o que uma mulher mais velha fala e Jane acredita que tudo é fruto de sua imaginação.

O que Jane nem imagina, é que deveria dar mais ouvidos às preocupações da mãe...

~~~~~~~~~~~~~

Diferente dos livros anteriores, este aqui fica um pouco mais leve e divertido com as confusões de Angela que quer saber tudo o que acontece em seu bairro e vai pessoalmente investigar, deixando Jane doida. Os dois últimos livros têm um enredo menos intrincado, gosto mais dos livros antigos da série.

Angela rouba todas as cenas! Adoro a mãe de Jane, ela é muito engraçada e uma ótima personagem. Uma mulher que foi traída e abandonada pelo marido, mas reconstruiu a vida, arrumou um namorado, tem amigos e ama cozinhar. Fiquei o livro todo morrendo de medo de acontecer algo com ela, que se mete em tudo e não escuta Jane. E Jane, casada, com uma filha, a loucura do trabalho e acaba dando pouca atenção para a mãe. Maura anda bem apagada nos livros, uma pena. Esse romance dela com um padre é bem sem graça e fica à margem da história.

O enredo foi interessante com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas matei fácil parte da charada. Mas só desconfiei do culpado mesmo quase no final, então me surpreendeu parcialmente. [ALERTA DE SPOILER] Desconfiei que Amy era filha biológica da professora assassinada no passado. Mas não entendi como acabou sendo criada por Julianne. Não desconfiei dela até quase no final. Até porque Amy tinha lembranças dela bem nova e do pai abusivo de quem fugiram. No final, Julianne tinha perdido uma filha quase da mesma idade e o marido mata a professora e rouba Amy pra ela. Ela foge dele, leva a filha e acaba se casando novamente com o médico. Como Amy tinha um tipo raro de sangue e uma cicatriz de uma cirurgia que fez criança, a enfermeira descobre que ela não era filha biológica do médico e Julianne, e começa a investigar o passado e entra em contato com o pai biológico de Amy. [FIM DOS SPOILERS] 

Eu gostei mais do mistério dos vizinhos de Angela do que tudo hahaha, me diverti muito com as partes narradas por ela. Não sei quando teremos mais um livro, mas amo as personagens.

Quem leu me conte se curtiu, leiam! Essa é uma das minhas séries favoritas da vida. 

Adicione ao seu Skoob!

Série Rizzoli&Isles  
  1. O cirurgião (The surgeon) 
  2. O dominador (The apprentice) 
  3. O pecador (The sinner) 
  4. Dublê de corpo (Body Double) 
  5. Desaparecidas (Vanish) 
  6. O Clube Mefisto (The Mephisto Club) 
  7. Relíquias (The keepsake) 
  8. Gélido (Ice cold) 
  9. A garota silenciosa (The silent girl) 
  10. A última vítima (Last to die) 
  11. O predador (Die again) 
  12. Segredo de sangue (I know a secret)
  13. A enfermeira (Listen to me)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO