Origem Mortal - J. D. Robb

>>  sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

ROBB, J. D. Origem Mortal. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 490p. (Mortal, v.21). Título original: Origin in Death.

"Foi a morte que fez com que Eve e eu nos conhecêssemos. E por mais que isso pareça frívolo, existem momentos em que eu sinto que foi ali que eu respirei de verdade pela primeira vez nada vida." p.302

A série Mortal é uma das minhas favoritas do gênero; é gigante, eu amo, demoro a ler o próximo por falta de tempo, mas nunca me canso do estilo. Hoje conto para vocês o que achei do 21º volume com Origem Mortal da J. D. Robb.

A resenha não contém spoilers sobre desdobramentos dos livros anteriores, mas fala sobre a vida pessoal dos personagens

Nova York, novembro de 2059.
A Tenente Eve Dallas e sua parceira, Delia Peabody, vão a um famoso centro de reconstrução corporal para falar com uma estrela de cinema. Uma mulher belíssima que teve o rosto destruído pelo namorado agressor, e que matou o babaca para se defender. Um caso clássico de legítima defesa.  Uma tarefa que seria simples, mas quando estavam saindo do local, algo inesperado acontece.

O fundador da clínica, Dr. Wilfred B. Icove, um dos cirurgiões plásticos mais renomados do planeta, é encontrado assassinado em seu escritório com um estilete cravado no coração. O crime parece ter sido serviço profissional. Eve assume a investigação, mas está lidando com uma família riquíssima, famosa e com uma reputação ilibada. Só que para Eve, o "bom doutor" parece santinho demais. A vida dele é toda muito certinha. 

Isso, e o fato do único filho, e herdeiro, parecer saber de algo sobre a misteriosa mulher que o assassinou, deixam Eve com muitas suspeitas. Wilfred Icove Filho também é um médico excelente, tem uma esposa belíssima, Avril Icove, e dois lindos filhos. Tudo perfeitamente tradicional. Ela mergulha fundo no caso, até porque, com o marido. Roarke, ausente em uma viagem longa, tudo o que resta é o trabalho. 

Porém, quando começa a investigar o radar de Eve percebe muitos espaços em branco. E começa a desconfiar que o Dr. Icove escondia algo relacionado com pesquisas secretas. A busca pela perfeição estética e pela mulher perfeita pode ter ido longe demais. Se tais médicos desafiaram ao longo de décadas todas as leis do país e até do planeta para criar algo novo e proibido? E qual seria o resultado de tudo isso? Um dilema político, científico, ético e moral que pode colocar em risco o futuro da humanidade. 

~~~~~~~~~~~

Alguns livros da série focam principalmente no romance e na vida do casal, deixando a parte policial apenas como pano de fundo. Neste livro eu percebi o contrário, o enredo ganha corpo, a trama é muito interessante e o caso foi muito bem elaborado. Aqui temos um policial encorpado e o romance perde terreno. E eu amei essa abordagem!  

Apesar de amar Eve e Roarke, as excelentes cenas hots entre os dois e todos os personagens secundários, eu gostei de ver a investigação em primeiro plano. A vida dos personagens continua acelerada, sempre com o trabalho árduo e o relacionamento incrível dos dois. É sempre muito bom acompanhar o desenvolvimento emocional de Eve, da solidão do primeiro livro, para uma mulher casada, feliz e apaixonada, e com vários amigos ao redor. Nesse volume, a família irlandesa que Roarke descobriu recentemente vem para NY no feriado de Ação de Graças. Queria mais sobre a visita, uma pena que essa parte foi um pouco corrida. Mas adorei o monte de gente na casa, o bando de crianças e Eve sem saber como agir. 

O caso é muito intrigante! Não o assassinato em si ou o culpado, mas tudo que estava envolvido por trás do motivo do crime. Eve suspeita de diversas hipóteses de alteração genética, mas chega em algum que ninguém nunca imaginaria. Clonagem! Seria possível? Sem ninguém descobrir e por quanto tempo? As descobertas ao longo dos livros foram excelentes. Não posso contar muito para evitar spoilers, mas eu adorei essa viagem ainda mais futurista do que o normal (afinal, carros voadores já são comuns nesse universo.). 

É um dos maiores livros da série com 490 páginas, e neste sentido, achei a parte final muito corrida. Algumas coisas aconteceram muito rápido, outras eu queria que fossem melhores explicadas, mas mesmo assim eu amei essa trama mais elaborada.  E imagino que alguns desdobramentos do caso possam aparecer nos próximos livros. Acontece muito na série de personagens secundários voltarem em algum momento, estou curiosa.

Bom, minha nota é tendenciosa porque eu amo essa série! Meu único desejo é que os livros fossem lançados mais rápido aqui no Brasil. Eu indico sempre e espero que vocês se animem a começar essa aventura enorme. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Mortal 
  1. Nudez Mortal (Naked in Death) 
  2. Glória Mortal (Glory in Death) 
  3. Eternidade Mortal (Immortal in Death) 
  4. Êxtase Mortal (Rapture in Death) 
  5. Cerimônia Mortal (Ceremony in Death) 
  6. Vingança Mortal (Vengeance in Death) 
  7. Natal Mortal (Holiday in Death) 
  8. Conspiração Mortal (Conspiracy in Death) 
  9. Lealdade Mortal (Loyalty in Death) 
  10. Testemunha Mortal (Witness in Death) 
  11. Julgamento Mortal (Judgment in Death) 
  12. Traição Mortal (Betrayal in Death) 
  13. Sedução Mortal (Seduction in Death) 
  14. Reencontro Mortal (Reunion in Death) 
  15. Pureza Mortal (Purity in Death) 
  16. Retrato Mortal (Portrait in Death) 
  17. Imitação Mortal (Imitation in Death) 
  18. Dilema mortal (Divided in Death) 
  19. Visão mortal (Visions in Death) 
  20. Sobrevivência mortal (Survivor in Death).  
  21. Origem mortal (Origin in Death) 
  22. Recordação mortal (Memory in Death) 
  23. Nascimento Mortal (Born in Death) 
  24. Inocência mortal (Innocent in Death) 
  25. Criação mortal (Creation in Death)   
  26. Estranheza mortal (Strangers in Death)  
  27. Salvação mortal (Salvation in Death)  
  28. Promessa mortal (Promises in Death) 
  29. Ligação mortal (Kindred in Death)
  30. Fantasia mortal (Fantasy in Death) 
  31. Prazer mortal (Indulgence in Death)
  32. Corrupção mortal (Treachery in Death)
  33. Viagem mortal (New York to Dallas)
  34. Celebridade mortal (Celebrity in Death)
  35. Ilusão mortal (Delusion in Death)
  36. Cálculo mortal (Calculated in Death)
  37. Thankless in Death  (Os demais ainda não lançados no Brasil) 
  38. Concealed in Death 
  39. Festive in Death 
  40. Obsession in Death 
  41. Devoted in death 
  42. Brotherhood in death 
  43. Apprentice in death 
  44. Echoes in death 
  45. Secrets in death 
  46. Dark in death 
  47. Leverage in death
  48. Connections in death
  49. Vendetta in death
  50. Golden in death
  51. Shadows in death
  52. Faithless in death
  53. Forgotten in death 
  54. Abandoned in death (dizem que terminou!! huhu)
  55. Desperation in death  (era mentira kkk)
  56. Encore in death (previsto para 2023)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO