Ligação mortal - J. D. Robb
>> segunda-feira, 31 de agosto de 2026
ROBB, J. D. Ligação mortal. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018. 448p. (Mortal, v.29). Título original: Kindred in Death.
"Eve Dallas, tenente da Divisão de Homicídios e policial linha-dura, estava esparramada e nua sobre o marido, que tinha acabado de lhe oferecer um belo vislumbre do paraíso. Ela percebeu que ele também tivera algo semelhante, pois estava largado debaixo dela, uma das mãos lhe acariciando o traseiro de um jeito preguiçoso, enquanto seu coração martelava com a força de um bate-estacas." p. 7-8
E eu cheguei ao 29º volume da única série de romance/policial que eu não enjoo. Adoro as tramas, os personagens, tudo em Mortal é infinitamente viciante. Confiram o que achei de Ligação Mortal!
Nova York, junho de 2060
A Tenente Eve Dallas tem um raro momento de descanso e planeja aproveitar o feriado ao lado do marido, Roarke. Os dois estão perto de completar dois anos de casamento e estão em casa curtindo o momento, pensando em viajar para alguma praia paradisíaca. Seu plano é logo deixado de lado ao receber uma ligação do Comandante Whitney, pedindo que ela assuma pessoalmente uma investigação.
O recém promovido a capitão, Jonah MacMasters e sua esposa, Carol MacMasters, retornam mais cedo de uma viagem e encontram a filha de 16 anos, Deena MacMasters, brutalmente assassinada dentro de casa. O crime é especialmente chocante porque Jonah é um policial respeitado do Departamento de Polícia de Nova York, morava em uma casa com um equipamento moderno e confiável de segurança e a filha jamais deixaria de tomar todas as medidas de segurança. Deena é uma moça tímida, estudiosa e tranquila, e ninguém sabe como ela poderia deixar um desconhecido entrar em casa.
Eve chega ao local e começa a investigação ao lado de sua parceira, Delia Peabody. Elas logo percebem que não estão procurando um desconhecido, Deena provavelmente conhecia seu assassino e o deixou entrar, era um encontro romântico. E a morte não foi aleatória, o assassino planejou tudo muito bem e por um longo tempo. Elas precisam descobrir o motivo.
Conforme as evidências surgem, fica claro que o criminoso é extremamente meticuloso, paciente e inteligente, utilizando identidades falsas e planejando cada detalhe minuciosamente. Eve logo percebe que o assassino buscava vingança, e que Deena não seria sua única vítima. Eve conta com a ajuda de seu marido, Roarke, cuja habilidade tecnológica se torna fundamental para desvendar o quebra-cabeça deixado pelo assassino. Sua equipe conta também com McNab, Feeney, Baxter e Trueheart, o legista Morris, que acaba de voltar de licença após uma grande perda. E Jamie (ver Cerimônia Mortal e Pureza Mortal) agora já na faculdade, era amigo íntimo de Deena e insiste em ajudar no caso. Ele é muito inteligente e Roarke ajuda e acompanha a vida do garoto que sonha em se tornar policial.
Eve está diante de um caso complexo e corre contra o tempo para impedir novos crimes, enquanto promete ao Capitão e sua esposa, que encontrará o homem que destruiu quem ele mais amava, roubando a vida de sua única filha.
~~~~~~~~~~~~
Eu adorei a leitura! A parte policial foi excelente, o assassino deixou Eve e o leitor com sangue no olho. A autora sempre desenvolve bem todos os coadjuvantes e foi uma delícia acompanhar os novos desdobramentos.
Neste volume Charles, ex acompanhante profissional, e a médica Louise vão se casar e a cerimônia vai acontecer na casa de Eve e Roarke. Ela desesperada com seu papel de madrinha, com o fato de ter que se produzir toda e participar dos eventos. E tudo isso enquanto tenta pegar mais um assassino. Me divirto com Eve e seu pavor com a vida social, ela que não tem medo de coisas realmente assustadoras. Os diálogos são ótimos e adoro todos os personagens.
Falando sobre a parte policial, aqui ela foi muito bem desenvolvida e ganha espaço na trama em relação ao romance. O assassino era realmente muito inteligente e parecia estar sempre um passo à frente da polícia. A forma como Eve constrói sua investigação é sempre interessante. Eu só não favoritei porque sempre me incomoda o fato de praticamente todos os culpados confessarem no final, facilitando a vida de Eve e da promotoria.
O desfecho foi emocionante, mesmo com as confissões de sempre, já que todos queriam ver o assassino de Deena preso para sempre. [ALERTA DE SPOILERS] O assassino era um rapaz que acreditava que Jonah MacMasters, policial novato na época, e juíza do caso, a moça da assistência social e vários outros eram culpados pela prisão e morte de sua mãe. Seu pai o fez acreditar nisso e ele cresceu buscando vingança. Mas ele não queria matar estes que considerava culpado, queria matar quem eles mais amavam para que eles sofressem tanto quanto ele. E assim ele mata Deena, uma moça bondosa e inocente, uma corretora imobiliária filha da assistente social do caso, e está prestes a matar a mãe da juíza quando Eve monta uma armadilha e consegue prendê-lo. Ele é preso, confessa o envolvimento do pai, que também é preso. O livro termina com o casamento de Louise e Charles. [FIM DOS SPOILERS]
Eu adoro a série e este livro em especial foi excelente! Uma leitura intensa e impossível de largar do início ao fim. Eu indico muito a série, que precisa ser lida na ordem, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
- Nudez Mortal (Naked in Death)
- Glória Mortal (Glory in Death)
- Eternidade Mortal (Immortal in Death)
- Êxtase Mortal (Rapture in Death)
- Cerimônia Mortal (Ceremony in Death)
- Vingança Mortal (Vengeance in Death)
- Natal Mortal (Holiday in Death)
- Conspiração Mortal (Conspiracy in Death)
- Lealdade Mortal (Loyalty in Death)
- Testemunha Mortal (Witness in Death)
- Julgamento Mortal (Judgment in Death)
- Traição Mortal (Betrayal in Death)
- Sedução Mortal (Seduction in Death)
- Reencontro Mortal (Reunion in Death)
- Pureza Mortal (Purity in Death)
- Retrato Mortal (Portrait in Death)
- Imitação Mortal (Imitation in Death)
- Dilema mortal (Divided in Death)
- Visão mortal (Visions in Death)
- Sobrevivência mortal (Survivor in Death).
- Origem mortal (Origin in Death)
- Recordação mortal (Memory in Death)
- Nascimento Mortal (Born in Death)
- Inocência mortal (Innocent in Death)
- Criação mortal (Creation in Death)
- Estranheza mortal (Strangers in Death)
- Salvação mortal (Salvation in Death)
- Promessa mortal (Promises in Death)
- Ligação mortal (Kindred in Death)
- Fantasia mortal (Fantasy in Death)
- Prazer mortal (Indulgence in Death)
- Corrupção mortal (Treachery in Death)
- Viagem mortal (New York to Dallas)
- Celebridade mortal (Celebrity in Death)
- Ilusão mortal (Delusion in Death)
- Cálculo mortal (Calculated in Death)
- Celebração mortal (Thankless in Death)
- Esconderijo mortal (Concealed in Death)
- Festividade mortal (Festive in Death)
- Obsessão mortal (Obsession in Death)
- Devoção mortal (Devoted in death)
- Irmandade Mortal (Brotherhood in death)
- Apprentice in death (Os demais ainda não lançados no Brasil)
- Echoes in death
- Secrets in death
- Dark in death
- Leverage in death
- Connections in death
- Vendetta in death
- Golden in death
- Shadows in death
- Faithless in death
- Forgotten in death
- Abandoned in death (dizem que terminou!! huhu)
- Desperation in death (era mentira kkk)
- Encore in death
- Payback in death
- Random in death
- Passions in death
- Bonded in death
- Framed In Death
- Stolen in Death
- Fury in Death.






